Conforme dissemos nessa matéria sobre pesquisa da Serasa Experian, esse mês a empresa passou a usar o novo Serasa Score, que consiste em uma nova versão do seu score de crédito. O Serasa Score incluirá, além das informações que o Serasa Experian já possuía, também as informações enviadas pelo Cadastro Positivo. Segundo a empresa, o principal benefício do Serasa Score é que ele passa a dar mais destaque a dados positivos dos consumidores; ou seja, há uma tendência de elevação do score da população.

É provável que você também goste:

Cartão Atacadão está sendo oferecido com limite de até R$ 2800 para negativados pelo WhatsApp?

1,8 milhão de beneficiários do INSS estão sendo avisados sobre corte do seu benefício.

Quer bombar o score de crédito no final do ano? Saiba como excluir consulta do seu CPF no SPC, SERASA e BOA VISTA

Informações do Cadastro Positivo incorporadas ao Serasa Score

O Cadastro Positivo reúne informações sobre pagamentos relacionados à contratação de crédito, como empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Passam a constar do histórico do CPF, totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.

O histórico de pagamentos relacionados a contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone, por exemplo) também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro. Assim, aos poucos, você pode construir seu histórico de bom pagador.

Apenas o score (pontuação de crédito) está disponível ao mercado para a análise de crédito, exceto se você autorizar a consulta aos dados abertos do seu histórico de crédito.

Vantagens proporcionadas pelo Cadastro Positivo no Serasa Score

Até então, a maioria dos credores considerava somente a inadimplência (Cadastro Negativo), por meio de informações sobre dívidas vencidas que não foram pagas. Além de tornar a análise de crédito imprecisa e menos completa, isso também elevava o risco de crédito, elevava os juros oferecidos e restringia as condições para acesso ao crédito.

O novo Serasa Score, por outro lado, considera também dados relacionados ao adimplemento, ou seja, pagamentos realizados dentro do prazo, dívidas quitadas, obrigações em andamento e a capacidade de assumir novas obrigações. Por exemplo, se o consumidor estiver com uma parcela de financiamento atrasada, mas seu histórico apresentar dívidas anteriores quitadas, tais informações podem ser usadas pelas empresas para fazer uma melhor análise de risco para concessão de crédito.

Tempo necessário para alteração do score após inclusão de dados do Cadastro Positivo

A possibilidade de alteração para o novo Serasa Score, bem como quanto tempo levará para o score ser alterado, depende de vários fatores, como, por exemplo:

  • quantidade de informações recebidas;
  • relevância de tais informações em relação às já existentes nas bases de dados;
  • o quanto essas informações do Cadastro Positivo indicam maior probabilidade de inadimplência ou não.

Um exemplo importante a ser citado é quando o score do consumidor é baixo por ausência de informações na base do Serasa Experian. Nesses casos, a inclusão das informações do Cadastro Positivo provavelmente será imediata e aumentará o score.

Revisão de informações e cancelamento do Cadastro Positivo

Os consumidores também podem consultar as informações do cadastro positivo e solicitar alterações, bem como fazer o cancelamento do Cadastro Positivo. Para solicitar o cancelamento, basta solicitar formalmente a exclusão nos canais de atendimento de quaisquer birôs de crédito, como a Serasa. O birô de crédito que receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo é obrigado a atendê-la e compartilhar com os outros birôs. Por sua vez, os outros birôs ficam obrigados a atender à solicitação em um prazo de até 2 dias úteis.

No entanto, se você quer aumentar seu Serasa Score, nós recomendamos que você não exclua seu Cadastro Positivo. Ao excluir o Cadastro Positivo, a Serasa Experian ficará somente com os dados que já possui, que geralmente privilegiam as informações negativas sobre o cliente, portanto a tendência é o score diminuir sem os dados do Cadastro Positivo.

Mesmo assim, se você quiser cancelar o seu Cadastro Positivo, você pode fazer isso seguindo esse link.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: site da Serasa Experian.