Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo serviço do CadÚnico anunciado; confira

O objetivo principal é simplificar o acesso a políticas públicas, visando otimizar os serviços de assistência social. Saiba mais!

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) revelou, em um anúncio na última terça-feira (21), o lançamento do Observatório do Cadastro Único (CadÚnico). Desse modo, o novo mecanismo tem como meta principal fortalecer os dados inseridos na plataforma.

O objetivo principal é simplificar o acesso dos beneficiários a políticas públicas, logo, visando otimizar os serviços de assistência social no país. Sendo assim, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, celebrou o lançamento como uma inovação tanto nacional, quanto internacional.

Observatório do CadÚnico

O objetivo primordial do Observatório do CadÚnico é quantificar os indicadores socioeconômicos de mais de 43 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. Assim, o sistema consistirá em um painel com informações sobre a condição de vida das famílias de baixa renda em distintas regiões.

Imagem de celular mostrando tela inicial do aplicativo CadÚnico.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Tanto o governo federal, quanto os estados e municípios utilizarão essas informações para otimizar os serviços de assistência social em suas áreas, aprimorando os serviços já disponíveis e direcionando-os às necessidades reais de cada localidade. Além disso, para promover ações de atendimento nos locais menos favorecidos e realizar busca ativa para inclusão de novos cidadãos no Cadastro.

Veja também: Shopping do Nubank libera descontos na Black Friday; confira as ofertas

Durante o lançamento, Letícia Bartholo explicou: “Essa ferramenta é algo inovador no Brasil, quem sabe até no mundo. Com ela, de maneira amigável, as pessoas podem selecionar várias possibilidades de cruzamento (de informações) que vão permitir ao ministério, aos estados e aos municípios maior capacidade de planejamento e atuação convergente”.

Acesso ao serviço

O acesso ao Observatório do CadÚnico estará disponível para os órgãos públicos. A plataforma, que contém dados e informações sobre a condição de vida das famílias inscritas no Cadúnico, se direciona a melhorar a qualidade de serviço de profissionais que atuam na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com