Um novo golpe enviado por e-mail ameaça a segurança digital dos internautas. Ele acontece através de uma mensagem supostamente enviada pelo Nubank, oferecendo uma bonificação de R$ 100 para responder a uma pesquisa, através de videoconferência. Identificada nesta nesta segunda-feira (6), a ameaça é enviada por e-mail e solicita que o usuário clique em um link específico para participar de uma conversa por videoconferência. O golpe foi denunciado na NuCommunity e foi identificado como potencialmente suspeito por um Nubanker da comunidade.

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Novo golpe usa e-mail falso do Nubank em uma suposta pesquisa

O relato do usuário Rafael pode ser conferido diretamente na NuCommunity. Trata-se de um e-mail recebido do seguinte remetente: todomundo@marketing.sounu.com.br.

golpe

Queremos te conhecer melhor

Olá,

Sabemos que estamos passando por tempos difíceis e isso tem feito a gente se adaptar para continuar construindo a melhor experiência, sempre ouvindo o que você tem a dizer.

Por isso, queremos te convidar para responder algumas perguntas, coisa de 5 minutos no máximo.

Se o seu perfil se encaixar para a pesquisa que estamos fazendo, vamos te convidar para uma conversa por vídeo conferência . Como agradecimento pelo seu tempo, você recebe uma bonificação de R$100,00 .

Para participar, é só clicar no botão abaixo.

Quero participar

Agradecemos,
Equipe Nubank

Um Nubanker se manifestou logo em seguida, identificando a atividade como potencialmente suspeita, e pedindo que o usuário desconsidere a mensagem.

Agradecemos o reporte deste potencial suspeito. Este local, está tentando se passar pelo Nubank ou por algum membro de nossa equipe e não possuímos nenhum vínculo com eles ou com o quê foi informado. Pedimos por gentileza, que você desconsidere essa mensagem e as supostas informações.

Lembrando que estes são os nossos meios de comunicação: https://sou.nu/contato

Não se preocupe, a nossa equipe vai verificar o caso!

Phishing

Aparentemente, o ataque nada mais é do que mais uma campanha de phishing. Uma prática bastante popular no Brasil e que tenta “pescar” dados dos usuários. Para isso, criminosos criam mensagens falsas em que prometem benefícios e prêmios para usuários que se cadastrarem em algum serviço.

O que mais nos chamou a atenção especificamente neste caso, é por oferecer uma conversa por videoconferência. Em casos anteriores, o Nubank já se manifestou através de sua assessoria de imprensa com nosso site, e está ciente que este tipo de atividade é crime, e aconselha que os seus clientes reportem tais casos diretamente nos canais de atendimento da empresa.

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Imagem: lidiasilva via shutterstock

Sobre o Autor

Eduardo Mendes

Cofundador

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

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