O WhatsApp Pay chegou para facilitar a forma como são feitas as transferências e cobranças. A partir de agora, os usuários podem fazer transações utilizando o mensageiro mais popular do planeta. Logo que lançado no Brasil, o WhatsApp Pay ganhou um participante no modelo de pagamentos, o Nubank. Assim, após o lançamento no último dia 15 de junho, o Nubank se pronunciou e explicou como enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp.

É provável que você também goste:

Saiba como recarregar seu celular pelo cartão de crédito ou conta Nubank

Pronampe: Como solicitar linha de crédito da Caixa para micro e pequenas empresas?

CadÚnico poderá liberar CNH grátis para milhões de beneficiários

Enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp com o Nubank é muito fácil

Todos os clientes que tiverem a função débito no cartão Nubank poderão fazer o envio e também receber dinheiro no WhatsApp de uma maneira muito fácil. Além disso, pagamentos no crédito também poderão ser feitos a empresas que utilizam o WhatsApp Business. Essas transações poderão ser feitas sem tarifas ou taxas. Todo pagamento feito no WhatsApp é protegido por diversas camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria do seu celular, e processado por um provedor de serviços de pagamentos local.

Como funciona o recurso de pagamentos do WhatsApp?

A possibilidade de realizar pagamentos pelo aplicativo de mensagens será disponibilizada no Brasil de forma gradual, ao longo das próximas semanas. Com o recurso de pagamentos do WhatsApp, oferecido pelo Facebook Pay, haverá a função “Pagamento”, que será disponibilizada no WhatsApp assim que o aplicativo receber a atualização. Dessa forma, será possível enviar ou receber dinheiro da mesma maneira que são enviados arquivos, fotos, contatos e localização.

Em geral, as operações entre pessoas e empresas poderão ser feitas tanto na forma de débito quanto de crédito. No entanto, quando os pagamentos por WhatsApp forem realizados de pessoa para pessoa, estará disponível apenas na modalidade débito. Nesses casos, a pessoa recebe o valor em até um dia útil. Nas transações de crédito, o valor cairá na conta em até dois dias úteis.

Como enviar dinheiro no WhatsApp

Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay e verificar o seu cartão Nubank com a função débito. No caso de enviar dinheiro a empresas que tenham o aplicativo WhatsApp Business, você pode usar tanto a função débito como o cartão de crédito.

Para enviar dinheiro a amigos e familiares, siga os passos abaixo:

  1. Primeiramente, abra a conversa com a pessoa para quem você deseja enviar o dinheiro;
  2. Em seguida, toque em “Anexar”  e depois em “Pagamento”;
  3. Insira o valor que você deseja enviar e, se quiser, um recado descrevendo o pagamento – esse recado é opcional;
  4. Se seu Facebook Pay já estiver configurado e verificado, toque em “Pagar”. Se ele não tiver configurado, então é necessário adicionar e verificar uma forma de pagamento;
  5. Por fim, use sua impressão digital ou Face ID (no caso de dispositivos iOS) para confirmar seu PIN, ou toque em “Usar o PIN do Facebook Pay” e insira seu PIN do Facebook Pay.
  6. Pronto! O dinheiro foi enviado. Depois, para ver os detalhes da transação, basta tocar na mensagem.

Lembrando que, após o envio do dinheiro, o usuário recebe uma notificação do app Nubank confirmando o pagamento.

Segue o vídeo explicando como enviar dinheiro pelo WhatsApp:

Quais os limites diário e mensal de transações?

Diariamente, o usuário pode enviar pelo WhatsApp até R$ 1.000 e receber até 20 transações. Por mês, o limite é de R$ 5.000. Após ter atingido o limite, o usuário não poderá mais enviar e nem receber dinheiro pelo app. Devemos salientar que o usuário que recebe dinheiro no WhatsApp de algum contato também precisa ter um cartão com a função débito e configurar o seu Facebook Pay para conseguir receber os valores.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Reprodução/Blog do Nubank