Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que acontece com quem está com CPF irregular?

Esqueceu de justificar seu voto ou declarar imposto de renda? Saiba o que pode acontecer se seu CPF ficar irregular.

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento importante e essencial para a realização de diversas atividades no Brasil, como abrir uma conta bancária, fazer compras, votar e até mesmo entrar em uma universidade.

No entanto, muitas pessoas acabam deixando de regularizar a sua situação com a Receita Federal, o que pode trazer diversas consequências negativas. Confira o que pode acontecer se o CPF ficar irregular e saiba como resolver.

Meu CPF está irregular, e agora?

Um dos principais problemas enfrentados por quem tem o CPF irregular é o bloqueio de serviços e benefícios. Isso acontece porque o CPF é utilizado como uma forma de identificação para muitas coisas, como receber benefícios do governo, por exemplo. Sem um documento regular, fica impossível receber esses benefícios, o que pode prejudicar bastante a vida financeira de quem depende deles.

Além disso, algumas empresas também podem bloquear o acesso de pessoas com CPF irregular a determinados serviços, como a abertura de uma conta bancária, por exemplo. Isso acontece porque a irregularidade no CPF pode indicar problemas na vida financeira da pessoa, o que pode trazer riscos para a empresa.

Outra consequência negativa de ter o CPF irregular é a restrição no crédito. Dessa forma, fica mais difícil conseguir aprovação para empréstimos e financiamentos, pois o número do documento  é utilizado como uma forma de avaliar o histórico financeiro do indivíduo.

Ademais, quem está com o CPF irregular também pode ter o nome negativado em serviços de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa. Isso acontece quando a pessoa deixa de pagar uma dívida, por exemplo, e a empresa responsável pela cobrança inclui o nome dela em uma lista de inadimplentes. 

Como regularizar o CPF?

O primeiro passo é verificar se realmente existe alguma irregularidade no seu documento pelo site da Receita Federal. Você deverá colocar os dados solicitados e apertar a opção “Consultar”. O sistema irá emitir um relatório com a situação cadastral do seu CPF.

Você deve preencher todas as informações e enviar o formulário. Não se esqueça de anotar o código do atendimento e, agora, é só esperar. Você pode acompanhar o andamento da solicitação na página direcionada para isso. Também é possível fazer a regularização pelos Correios. Nesse caso, o serviço custa R$7,00.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com