Google Pay: O que é, como funciona e como podemos usar?

0
PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

Os pagamentos móveis estão cada vez mais substituindo o uso do cartão de crédito ou débito físico. E usar o seu smartphone ou smartwatch para fazer pagamentos faz muito sentido, afinal, eles estão o tempo todo com você.Aqui vamos ver o que é o Google Pay, como funciona e como configurar e usar em seu dispositivo móvel.

É provável que você também goste:

PUBLICIDADES

Samsung Pay: O que é, como funciona e como podemos usar?

PUBLICIDADES

Prazo de contestação do auxílio emergencial negado de R$ 300 termina dia 2 de novembro. Veja como contestar.

19 empresas estão com novos processos seletivos

O que é o Google Pay?

Substituindo o Android Pay e a Google Wallet desde 2018, o Google Pay é a plataforma de serviços para pagamentos móveis online para Android.

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

Ademais, a carteira digital do Google que tem como concorrentes principais o Apple Pay e o Samsung Pay, pode ser usada tanto em compras online como compras em estabelecimentos físicos.

Além disso, com o Google Pay, você pode usar o aplicativo para enviar e receber dinheiro de outras pessoas.

Como funciona?

Antes de mais nada, o Google Pay funciona através de um aplicativo, que você baixa e instala em seu smartphone ou smartwatch através da Google Play Store para Android (Faça o download) ou loja de apps de seu relógio inteligente.

Entretanto, para quem tem um iPhone, é inviável usar o Google Pay, e recomendamos que você leia nosso post de como usar o Apple Pay.

Como usar o Google Pay no celular?

Depois de fazer o download do aplicativo, você deve adicionar um cartão de crédito ou débito – ou vários cartões – no Google Pay, e isso é muito simples.

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

google pay

No aplicativo, você toca no link “adicionar cartão de crédito ou débito” e usa a câmera do telefone para tirar uma foto do seu cartão de crédito. O aplicativo verifica a imagem em busca do número do cartão de crédito, data de validade e outros detalhes necessários.

Depois de inserir os detalhes do cartão, você precisa verificá-lo. Você pode fazer isso de algumas maneiras diferentes e pode escolher o método de sua escolha:

  • Recebendo seu código de verificação por e-mail ou SMS e inserindo o código no aplicativo;
  • Ligando para seu banco ou emissor do cartão de crédito para obter seu código de verificação;
  • Ao fazer login no aplicativo do seu cartão de crédito ou no aplicativo do banco para verificar sua forma de pagamento;
  • Por fim, você pode permitir que uma pequena cobrança temporária seja feita em sua conta, e verificar o pagamento no app Google Pay.

Depois de verificar seu cartão, ele é inserido na sua carteira do Google Pay

Agora você pode usar a opção Google Pay na finalização da compra, ao fazer uma compra online.

  • Primeiramente, você verá uma opção Comprar com Google Pay ou semelhante;
  • Você pode até adicionar seu cartão na finalização da compra e salvá-lo para uso posterior com o Google Pay.

Se seu smartphone for certificado pelo Play Protect e tiver NFC ativado, você pode usar seu dispositivo para fazer pagamentos em lojas físicas que aceitam o Google Pay.

  • Tudo que você precisa fazer é desbloquear o smartphone, segurá-lo sobre o terminal e esperar que apareça uma marca de seleção.

Você também pode adicionar informações da conta bancária. Sua conta bancária pode ser usada apenas para enviar e receber dinheiro de outras pessoas – amigos e familiares.

Como usar o Google Pay no smartwatch?

O Google Pay também pode ser usado em um smartwatch com o sistema operacional Wear OS. Se você adicionar um cartão ao smartwatch, não precisará do smartphone para pagar. Para começar a usar o Google Pay em seu smartwatch, faça o seguinte:

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES
  • No relógio, inicie o app Google Pay.
  • Toque em Começar.
  • Configure o bloqueio de tela.
  • No seu smartphone, siga as instruções para adicionar um cartão de crédito ou débito apenas ao relógio.
  • Seu cartão aparecerá então no seu relógio.

Para pagamentos em lojas, abra o app Google Pay no relógio e passe o relógio sobre a maquininha de cartão, até ouvir um som ou sentir uma vibração em seu pulso.

Se solicitado, escolha se quer pagar no crédito ou débito. Para compras com cartão de débito, pode ser necessário inserir o PIN que você configurou com seu banco.

O Google Pay é seguro?

Quando você paga com o Google Pay em uma loja via contactless, os dados reais do seu cartão não são divulgados, de acordo com o Google. Em vez disso, o comerciante recebe um número criptografado exclusivo.

O Google trabalha com as principais redes de pagamento e instituições financeiras para fornecer tokenização de segurança padrão do setor. Além disso, com a tokenização, o varejista recebe um número de 16 dígitos em vez do número da sua conta.

De acordo com o Google, se você perder seu celular, você deve usar o Encontre Meu Dispositivo para localizá-lo ou apagá-lo, a fim de manter seus dados locais protegidos. Porém, o Google Pay exige também um código PIN, senha ou padrão para autenticar transações.

Bancos com suporte no Brasil

Cartões compatíveis para compras na loja e online

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES
Bancos Cartões Compatíveis Cartões Não Compatíveis    
Banco do Brasil Credit VISA
Debit VISA
Credit Elo
Debit Elo
Private Label
Corporate
MasterCard
Banrisul Crédito VISA
Credit MasterCard
MasterCard Business
Bradesco Credit VISA
Debit VISA
Credit Elo
Debit Elo
MasterCard
Private Label
Corporate
American Express
Itaú Unibanco Credit VISA
Debit VISA
Debit MasterCard
Credit MasterCard
Credicard
Itaúcard
PJ pré-pago
Neon Pagamentos Crédito VISA
Débito VISA
Próximo Crédito VISA
Débito VISA
Porto Seguro Crédito VISA
Credit MasterCard
Outros Bancos Crédito (apenas online)

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Shutterstock

PUBLICIDADES
Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar