Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que fazer se você perdeu o envio da declaração do Imposto de Renda?

De acordo com a Receita Federal, quem perdeu o prazo de envio da declaração já pode enviá-la desde as 08h de hoje, terça-feira (1º).

0

Encerrou às 23h59 desta segunda-feira (31), o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2021 para a Receita Federal. Quem deveria declarar e perdeu o prazo agora encontra-se em dívida com o “leão”. Confira abaixo o que fazer nesse caso. 

É provável que você goste também:

Entrevista: SUPERLIMITES, pagamento de boleto pelo cartão de crédito e muito mais sobre o C6 Bank

Volume de criptomoedas chega a US$ 2 trilhões no mês de maio

Descubra como consultar e retificar a declaração do IR

O que fazer se você perdeu o envio da declaração do Imposto de Renda?

De acordo com a Receita Federal, quem perdeu o prazo de envio da declaração já pode enviá-la desde as 08 horas de hoje, terça-feira (1º). No entanto, vai ter que arcar com uma multa por conta do atraso. Neste ano, a Receita Federal recebeu 34.168.166 declarações de Imposto de Renda. Esse número representa um aumento de 6,8% em relação a 2020. No último ano, o órgão recebeu cerca de 31,9 milhões de declarações.

No que diz respeito às multas por atraso para envio da declaração, existem duas situações. Na primeira, o contribuinte pode pagar uma multa mínima de R$ 165,74, quando não tem imposto a pagar. Já no segundo caso, para quem deve pagar o imposto de renda, a multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto devido. O valor máximo pode chegar a até 20% do valor em aberto.

Além de pagar a multa, a pessoa que não declara o Imposto de Renda pode ter um bloqueio em seu CPF. Dessa forma, não vai ser possível conseguir um empréstimo, nem tirar passaportes. Além disso, não poderá ter uma certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, nem mesmo prestar concurso público.

Como regularizar a situação?

Quem perdeu prazo do envio da declaração do Imposto de Renda deve baixar o programa da Receita Federal (disponível para Android | iOS | Web) e enviar a declaração.

Assim que terminar a declaração, o contribuinte vai receber a notificação de lançamento de multa, bem como a Darf dessa multa. Com isso, o contribuinte tem até 30 dias para pagá-la e, assim, regularizar sua situação.

Vale ressaltar que, no caso de declaração retificadora, a mesma não gera multa ao contribuinte.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...