Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra como consultar e retificar a declaração do IR

Caso você tenha cometido algum erro na hora de preencher a declaração, ou não tenha informado algum dado, é possível corrigir.

0

A Receita Federal aceita a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril de 2021. Com isso, após a declaração, a pessoa pode consultar a situação da mesma . Além disso, você pode consultar e retificar a declaração do IR se houver um erro. Confira aqui como realizar esse procedimento.

É provável que você goste também:

Confira as vantagens do cartão Platinum do Nubank em 2021

Aumento da Selic pode turbinar a sua restituição do Imposto de Renda

Receita Federal abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda

Como consultar o andamento da declaração do IR

Caso o contribuinte deseje consultar como está o andamento do processo, bem como a situação de restituição, basta acessar o site da Receita Federal. Nele, faz-se necessário digitar o CPF e a data de nascimento.

Além disso, no portal e-CAC, pode-se verificar todos os detalhes durante o processamento da declaração do IR. Para acessar o serviço, você deve gerar um código de acesso, ou ter em mãos o seu certificado digital. Vale ressaltar, que o código de acesso pode ser gerado somente para pessoas físicas ou jurídicas, que participam do Simples Nacional.

No caso de algum problema, pode-se retificar a declaração do IR. Confira abaixo pode proceder.

Posso retificar a declaração do Imposto de Renda?

Caso você tenha cometido algum erro na hora de preencher a declaração, ou não tenha informado algum dado, é possível corrigir. Ou seja, efetuar uma declaração retificadora. No programa da declaração você pode fazer essas correções.

Além disso, é possível retificar a declaração do IR, através do site da Receita Federal. Entretanto, existem limitações no mesmo. Ou seja, nem todas as fichas podem ser corrigidas de forma online. 

Por fim, vale lembrar que até o dia 30 de abril, pode-se retificar a declaração do IR. Além disso, é possível alterar o modelo até o término desse prazo. Posterior a essa data, o contribuinte pode corrigir dados, entretanto não pode mais trocar o modelo da declaração. 

Como retificar a declaração do IR?

  1. Assim que abrir o programa da declaração do Imposto de Renda 2021,  clique em “Declaração”, e em seguida, na opção “Retificar”.
  2. Logo após uma janela será aberta com as declarações que foram enviadas. Selecione a declaração que será corrigida.
  3. Caso deseje retificar a declaração do IR deste ano, é necessário clicar em “Original”. Caso você já tenha enviado alguma correção, e precisa fazer outra, deve clicar na última “Retificadora” enviada.
  4. Assim que abrir a declaração, basta selecionar a ficha que apresenta o erro, e fazer as correções.
  5. Antes de enviar, clique em “Fichas da declaração”, e em seguida, em “Verificar pendências”. Dessa forma, pode-se verificar se não há nenhum erro no preenchimento. 
  6. Quando terminar de retificar a declaração do IR, clique em “Entregar declaração”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: fizkes / shutterstock.com

Comentários
Carregando...