O score de crédito é discriminatório? CEP pode reduzir o SCORE?

0

Todos os dias surgem novas dúvidas entre os nossos leitores, e uma delas é exatamente o título dessa matéria. Será que o sistema de score de crédito no Brasil é discriminatório? O seu CEP pode reduzir a sua pontuação de crédito? Para ajudar o Seu Crédito Digital responder a este e outros questionamentos, recebemos uma ilustre convidada na live da última quinta-feira (22) – Mellissa Penteado (fundadora proScore Tecnologia). Tire aqui as suas dúvidas.

É provável que você também goste:

O Cadastro Positivo influencia no Serasa Score turbo?

Banco Inter agora libera cartão de crédito para quem tem score baixo e nome sujo

Caixa Tem: Governo quer vender ações do app na Bolsa de Valores

O score de crédito é discriminatório? CEP pode reduzir o SCORE?

Em resposta a este questionamento, Mellissa resumidamente respondeu:

A ProScore não usa nenhuma variável referente à raça ou etnia no cálculo do score de crédito. Outros birôs também não devem usar esse tipo de variável em seus algoritmos, pois a etnia não indica se a pessoa é um bom ou mau pagador.

No entanto, os algoritmos dos birôs podem usar o CEP como variável no cálculo do score. Dessa forma, pessoas que vivem na periferia podem ter seu score de crédito prejudicado. No caso da ProScore, o CEP é usado no algoritmo, mas seu peso no score final é muito pequeno, pois a ProScore dá muito mais importância para o hábito e o comportamento do consumidor do que o local onde a pessoa mora.

Assista logo a seguir o corte da nossa live de quinta, sobre score de crédito:

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: TierneyMJ/shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar