Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Para incentivar bancos, Facebook vai pagar por transação WhatsApp Pay

Ao visar incentivar a adoção do WhatsApp Pay, o Facebook vai pagar os bancos, por cada transação feita através do novo método de pagamento. Dessa forma, ao incentivar bancos, o Facebook espera uma adoção rápida e gigante, que pode fazer esse sistema de pagamentos dar lucros futuros. 

É provável que você goste também

Por que o C6 Bank não libera crédito para você?

WhatsApp Pay chegou para usar no Banco Inter, Nubank e outros

Agora é oficial: iFood libera Pix como forma de pagamento no aplicativo

Para incentivar bancos, Facebook vai pagar por transação WhatsApp Pay

As instituições são pagas quando enviam e recebem dinheiro. Entretanto, é preciso levar em conta ainda, o valor pago aos emissores de cartões das bandeiras Visa e MasterCard. 

Atualmente, não sabe-se ainda quanto o Facebook vai pagar por transação para incentivar bancos. Porém, estima-se que seja variável, de acordo com o banco e a operadora de cartão. 

Apesar disso, pode ser uma alternativa rentável aos bancos, já que não existe limitação de valores, nem de transações diárias. Com mais de 130 milhões de usuários no Brasil, se 10% da base passar a transacionar via WhatsApp (disponível para Android, iOS e Web), o lucro a partir do incentivo aos bancos, vai ser grande.

Para dar inicio à operação de incentivar bancos, o Facebook depende agora, da autorização do Banco Central, para comprar via chat e usar o cartão de crédito. Devido a isso, por enquanto o WhatsApp Pay aceita apenas transferências de recursos entre pessoas físicas, impedindo assim, que empresas usem o serviço.

Estratégia perigosa

Embora a ideia de incentivar bancos seja vista como uma estratégia única e gigante do Facebook, para entrar no segmento econômico, é inegável seus riscos. 

A tática é perigosa, porque coloca em xeque recursos próprios da empresa, que espera em algum momento, recuperá-los. É um investimento de alto risco, com a possibilidade de retorno em médio prazo. 

Além disso, a estratégia se torna ainda mais perigosa, quando considera-se a competitividade do mercado, com bancos tradicionais, fintechs e bancos digitais na disputa por clientes. Entretanto, se o método de pagamento cair no gosto do brasileiro, a companhia vai ter uma ótima fonte de receita.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com