Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Passou cheques sem fundos e não encontra o credor? Como regularizar

0

O uso de cartões de crédito e a facilidade de acesso a aplicativos de celular vêm alterando o cenário bancário mundial. Contudo, ainda assim, uma grande parcela da população prefere utilizar os cheques. Apesar de sua grande praticidade, os cheques têm alguns inconvenientes, sendo um deles, a chance de retornarem por falta de fundos. E, nestas situações, se as devidas providências não forem tomadas, você corre o risco de ter seu nome em cadastros de devedores. Neste caso, o que precisa ser feito para evitar tais complicações?

Leia também:

Feirão Limpa Nome da Serasa vai até o 1º de dezembro

Passou cheques sem fundos e não encontra o credor? Como regularizar

1º) Você será notificado

Quando há retorno de um cheque por falta de fundos, o banco entrará em contato, automaticamente. Neste momento, busque saber mais informações para tentar lembrar-se do pagamento, a quem foi feito, e outros detalhes.

2º) Descubra quem recebeu o cheque

É muito comum que cheques sejam repassados para terceiros. Portanto, com isso, ele foge das mãos do primeiro “receptor”. Para descobrir em qual conta o mesmo foi depositado, entre em contato com a agência bancária, explique a situação, e solicite dados do cliente.

Portanto, existe uma microfilmagem para cada cheque dado, e para sua disponibilização, existe uma política interna especifica de cada banco. Em alguns casos, a microfilmagem pode estar disponível até mesmo no site do banco.

3º) Entre em contato com quem recebeu seu cheque

Assim que tiver os dados de tal receptor, entre em contato para tentar recuperar o cheque, que idealmente, foi retirado na agencia bancária pelo mesmo. Portanto, tentar resgatar o mesmo é uma boa forma de resolver o problema.

4º) Procedência quando não há resgate do cheque

Quando o cheque tiver sido perdido ou não for possível resgatá-lo por outro motivo, será preciso seguir alguns passos burocráticos. Primeiramente, entre em contato com o gerente do seu banco, para solicitar uma declaração de quitação – que irá documentar o pagamento do cheque que foi devolvido. Preencher tal documento de forma adequada é muito importante, colocando sempre todos os dados solicitados de forma correta. O mesmo deverá receber as assinaturas, que serão feitas em cartório, com o intuito de formalizar o processo.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe nossos artigos e notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.

Comentários
Carregando...