Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix Automático fica para depois e greve no Banco Central leva culpa

Greve no Banco Central atrasa lançamento do Pix Automático e outros serviços. Confira!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os servidores do Banco Central estão em greve há mais de 2 meses e o movimento tem ganhado adesão de mais profissionais com o passar dos dias. A categoria pede um reajuste salarial e uma reestruturação de carreira. 

Por conta do movimento realizado pelos servidores, iniciado no dia 1° de abril, o BC tem adiado e cancelado novidades, eventos e divulgações. Entre os atrasados e interrupções estão o Boletim Focus, Relatório de Inflação Trimestral, dados do fluxo cambial, nova fase do Sistema Valores a Receber e lançamento do Pix Automático.

Pix Automático fica para depois e greve no Banco Central leva culpa

Conforme apurado por uma coluna do Metrópoles, um dos principais impactos da greve dos servidores do Banco Central é o adiamento do lançamento do Pix Automático. A previsão era que a novidade chegasse ao público em novembro deste ano. 

Basicamente, a modalidade funcionaria de maneira similar ao débito em conta, mas sem precisar de convênios com instituições financeiras. Por isso, a estimativa era que esse recurso implicaria diminuição no custo para, por exemplo, empresas de telefonia e concessionárias de energia.

Condomínios, escolas e faculdades, que não usam o débito automático (serviço oferecido por bancos e outras instituições financeiras que permite o pagamento programado de contas) em razão do custo operacional, poderiam adotar o Pix Automático.

Cabe destacar que a equipe responsável pelo pagamento instantâneo já informou ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que não há possibilidade de lançamento do Pix Automático ainda este ano.

Greve dos servidores faz Banco Central adiar Relatório de Inflação

O Banco Central informou que, devido à greve dos servidores que já perdura há mais de 2 meses, o Relatório Trimestral de Inflação será divulgado somente às 8h do dia 30 de junho. O BC havia comunicado anteriormente que o documento seria publicado no dia 23 de junho.

Embora a data de liberação do relatório tenha sido alterada, o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, fará, às 11h do dia 23 de junho, uma breve apresentação e, posteriormente, haverá uma entrevista coletiva do presidente Roberto Campos Neto.

O tema da entrevista trimestral será a condução da política monetária. Tanto a apresentação quanto a coletiva serão transmitidas pelo canal oficial do Banco Central no Youtube.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com