Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Greve dos servidores faz Banco Central adiar Relatório de Inflação

Movimento realizado pelos servidores tem provocado mudanças em outras divulgações do Banco Central. Saiba mais!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Banco Central (BC) informou que, devido à greve dos servidores que já perdura há mais de 2 meses, o Relatório Trimestral de Inflação será divulgado somente às 8h do dia 30 de junho. O BC havia comunicado anteriormente que o documento seria publicado no dia 23 de junho.

Embora a data de liberação do relatório tenha sido alterada, o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, fará, às 11h do dia 23 de junho, uma breve apresentação e, posteriormente, haverá uma entrevista coletiva do presidente Roberto Campos Neto.

O tema da entrevista trimestral será a condução da política monetária. Tanto a apresentação quanto a coletiva serão transmitidas pelo canal oficial do Banco Central no Youtube.

Greve dos servidores do Banco Central

Desde o dia 1° de abril, os servidores do Banco Central estão em greve. Na última terça-feira (7), foi realizada uma assembleia e os trabalhadores decidiram manter o movimento por tempo indeterminado. 

A próxima assembleia ocorrerá no dia 14, primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que determina qual será a nova taxa básica de juros, a Selic.

Vale lembrar que, a princípio, os servidores pediam um reajuste salarial de 27%, mas agora solicitam um aumento de 13,50%. No início do mês de abril, o Governo Federal ofereceu um reajuste de 5% a todos os servidores do Executivo, algo que não agradou. Do ponto de vista dos técnicos e analistas do Banco Central (BC), o aumento oferecido é insuficiente.

Divulgações do Banco Central estão atrasadas por conta da greve dos servidores

Com reuniões sendo realizadas para tentar resolver a situação, o movimento realizado pelos servidores tem provocado mudanças em divulgações do BC, como o boletim Focus, bastante relevante para o mercado financeiro, e dados do fluxo cambial.

Inclusive, por conta da greve, a nova fase do Sistema Valores a Receber, prevista para o início de maio, também precisou ser adiada e segue sem data definida. Vale lembrar que o BC já confirmou que a próxima fase do SVR contará com mais de 7 tipos de dinheiro esquecido.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com