Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix dispara em compras online e fica próximo dos pagamentos por cartão

Confira também o ranking sobre as formas de pagamentos mais utilizadas no e-commerce!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, consolida-se cada vez mais. Só em maio de 2022, atingiu a marca de 73,2 milhões de transações diárias, de acordo com o Banco Central. Um estudo recente, realizado pela Consultoria GMattos, aponta que esta forma de pagamento ocupa grandes espaços no e-commerce, ambiente dominado pelos cartões de crédito.

O cartão de crédito ainda lidera o ranking de formas de pagamento nas lojas online no Brasil, com 98,3% de aceitação, segundo a mesma pesquisa da GMattos.

Na primeira edição desse estudo, feita em janeiro de 2021, o Pix ocupava o 5º lugar do ranking, sendo aceito por apenas 16,9% dos comércios virtuais. Já em maio de 2022, ele alcançou o nível de 74,6%, quadruplicando sua aceitação. 

Crescimento do Pix

O Pix tem um pouco mais de um ano em funcionamento, então, é normal que alguns estabelecimentos comerciais demorem um pouco para aceitar a forma de pagamento. No entanto, esse crescimento significativo no uso da plataforma aponta que o sistema se fortalece no país. 

Um fator que explica, em partes, essa popularidade, é o desconto que pode ser aplicado na hora de finalizar a compra, caso a modalidade de pagamento seja o Pix. As lojas conseguem oferecer redução de 3% a 18% no valor dos produtos em casos assim. 

Consultores acreditam que o Pix pode ultrapassar o boleto – atualmente, registra 76,3% dos pagamentos –, que cresce vagarosamente. Na última apuração da GMattos, o sistema de pagamentos instantâneos já ocupava o 3º lugar do ranking, acima das carteiras digitais e cartões de débito. 

Ranking dos meios de pagamentos 

Veja o ranking sobre as formas de pagamentos mais utilizadas no e-commerce, divulgado pela pesquisa da Consultoria GMattos em 2022. 

  1. Cartão de crédito: 98,3%
  2. Boleto: 76,3%
  3. Pix: 74,6%
  4. Carteiras digitais (PicPay, PayPal, Mercado Pago, etc): 45,8%
  5. Débito: 28,8%

Para saber mais informações sobre o Pix, acesse o site do Banco Central

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com