Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix Garantido vai permitir compras parceladas. Será a morte do cartão de crédito?

Lançamento é previsto para acontecer em 2022

0

Em novembro de 2020, tivemos o lançamento do Pix e, desde então, a ferramenta é usada cada vez mais frequentemente para pagamentos e transferências. Criada pelo Banco Central, a nova ferramenta já contava com 73 milhões de usuários até o mês de fevereiro deste ano, com cerca de 275 milhões de operações já realizadas.

Esse novo serviço revelou ser um grande concorrente das antigas modalidades de transferência. Dessa forma, o Banco Central do Brasil informou que, entre janeiro e 25 de fevereiro deste ano, houve 375,3 milhões de transferências realizadas através do Pix, contra 249,9 milhões por meio do TED e DOC.

Assim, inúmeros benefícios são oferecidos pelo serviço, como instantaneidade, gratuidade para pessoas físicas e seu funcionamento a qualquer hora do dia e a qualquer dia da semana. De antemão, o BC anunciou que começará a desenvolver as regras para o início do Pix Garantido, que permitirá que compras sejam parceladas. O lançamento deve ocorrer em 2022, no primeiro semestre.

É provável que você também goste:

PF prende hacker suspeito de vazar dados de 223 milhões de brasileiros

Clientes reclamam de Pix em processamento na Caixa

Conheça quais são os 4 golpes do Pix mais frequentes

Como funcionará o Pix Garantido

Primeiramente, com a nova modalidade, o usuário terá a possibilidade de agendar o pagamento de suas contas e deixar o recebedor ciente da data. Desta forma, é provável que haja um intermediador, e um banco garantirá que o valor seja pago na data escolhida, mesmo que não tenha crédito dentro da conta da qual deveria ser debitado.

Um efeito imediato é o fato do empreendedor ou empresa que receberá o pagamento agendado poder realizar a antecipação destes recebíveis com um juros mais baixo.

O CEO da Matera, Carlos Netto, comenta sobre o serviço no mercado B2B, de uma empresa para outra, que o Pix Garantido terá mais impacto. Entretanto, pessoas físicas também serão beneficiadas.

Não é o fim do crédito

Atualmente, em compras feitas por cartão de crédito, os lojistas recebem cerca de 30 dias após pagamentos de clientes e o banco emissor, responsável pelo cartão, assegura o valor quitado. Contudo, usar o Pix Garantido possibilitará parcelar compras nas lojas e fazer uso desse mesmo mecanismo para segurança.

No entanto, diferente do que ocorreu com o DOC ou TED, a concorrência será mais justa com o cartão de crédito. Contudo, uma questão que deixaria limitada a competição será o fato de cartões de crédito poderem ser utilizados em ambientes internacionais, diferente do Pix.

Desse modo, tudo depende do modelo de negócio que vai ser definido ao Pix Garantido, para saber se a concorrência será menor ou maior.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Krakenimages.com/shutterstock.com

Comentários
Carregando...