Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PL pode isentar aposentados do IOF em empréstimos consignados

A Câmara dos Deputados está com um Projeto de Lei (PL) novo. Em suma, o PL deve isentar os aposentados e pensionistas com mais de 75 anos, do Imposto sobre Obrigações Financeiras (IOF). E assim, deve alterar o decreto já existente. Abaixo, confira todos os detalhes.

É provável que você também goste:

Aposentados do INSS receberão valor extra no benefício em abril e maio

Empréstimo do Auxílio Brasil em 2022: beneficiários vão poder pedir crédito consignado

INSS: margem do crédito consignado volta a subir e chega a 40%

PL estuda isentar aposentados do IOF em empréstimos consignados

A proposta em análise na Câmara dos Deputados, muda o Decreto-Lei 1.783/80. O mesmo trata acerca da tributação em operações de crédito, de seguro e câmbio, bem como de títulos e valores mobiliários.

De acordo com o autor da proposta, deputado Cleber Verde (Republicanos-MA), “a desoneração do IOF, especialmente nos empréstimos consignados, aliviará o custo da contratação e da renegociação de dívidas bancárias, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos idosos e para o reequilíbrio financeiro das famílias”.

Em suma, o IOF refere-se a um tributo federal. No caso de empréstimo, de financiamento e crédito rotativo do cartão de crédito, a alíquota é de 0,38% nos dias atuais. Além disso, o máximo que a alíquota pode chegar é 3%.

Já na compra de cédulas de moedas estrangeiras ou nas aquisições no exterior utilizando o cartão de crédito, a taxa de IOF é de 6,38%. Enquanto isso, nos seguros, o IOF pode ser de até 25%.

Ademais, vale ressaltar que o projeto que isenta o IOF segue em tramitação na Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo e passará por uma análise das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Além disso, as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania também devem analisar a proposta.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com