Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que usar um correspondente bancário para crédito imobiliário?

Entenda as vantagens de buscar este serviço ao invés de ir direto ao gerente de seu banco!

Muitas pessoas perguntam por que usar um correspondente bancário para crédito imobiliário em vez de um gerente de banco. A resposta passa por diversos fatores, como o tempo de dedicação e a assessoria especializada.

Estes, porém, são apenas dois quesitos em que um correspondente bancário pode ser melhor do que um gerente de banco!

Acompanhe nosso artigo sobre o assunto e veja como este serviço pode agilizar – e muito – sua obtenção de crédito imobiliário!

O que é um correspondente bancário?

Um correspondente bancário é uma instituição com CNPJ (ou seja, uma empresa) que faz uma parceria com um banco para representá-lo. Isso quer dizer que a partir do momento que o correspondente vai ao mercado com uma parceria fechada, ele pode oferecer os produtos do banco.

Aqui vale ressaltar que um correspondente bancário pode até mesmo representar mais de um banco, não precisando se limitar a uma única instituição financeira. E isso é bom tanto para o correspondente quanto para seus clientes, pois a oferta de produtos será maior e as opções para os clientes serão aumentadas.

Entre os principais serviços prestados pelo correspondente está o financiamento imobiliário, ou seja, a concessão de crédito para a compra da casa própria. E para que todos os processos ocorram de modo correto, o correspondente precisa trabalhar segundo as regras do Sistema Financeiro Nacional, em especial a Resolução 3.954 do Banco Central.

No final das contas, o correspondente bancário tem uma grande importância para a sociedade, pois muitas vezes ele vai até onde um banco não consegue ir. Devido aos custos de implantação de uma agência física, é melhor para um banco oferecer seus produtos por meio do correspondente. Este, por sua vez, faz a ponte com o cliente.

Leia mais:

mão apontando documento em cima de uma mesa ao lado de uma caneta
Imagem: Nopparat Khokthong / shutterstock.com

Quais são os serviços prestados por um correspondente bancário?

Conforme foi mencionado, um dos principais serviços que um correspondente bancário oferece ao público em geral é o crédito imobiliário, ou seja, o financiamento da casa própria. No entanto, esse não é o único serviço que ele pode prestar, muito pelo contrário. O leque de alternativas é consideravelmente alto.

Entre essas opções, podemos citar desde o simples recebimento de contas por meio de boletos até mesmo operações em fundos de investimentos, como aplicações e resgates. Além disso, é possível fazer a abertura de propostas de créditos em várias modalidades, como a solicitação de cartões de créditos de acordo como o banco parceiro oferece.

Também é possível citar operações de natureza mais complexa. Uma delas é a concessão do crédito consignado. Trata-se de empréstimos com desconto em folha automático para aposentados, pensionistas, funcionários públicos e militares. É um tipo de empréstimo bastante conhecido e utilizado no Brasil.

Outra operação mais elaborada que pode ser realizada por um correspondente bancário são as operações de câmbio, ou seja, a troca de reais por outra moeda ou vice-versa. No entanto, é preciso notar que essa não é uma operação tão comum entre os correspondentes bancários no Brasil, sendo mais difícil de encontrar no mercado.

Por que usar um correspondente bancário para crédito imobiliário?

Nesse momento, pode ser que você esteja pensando na razão para utilizar um correspondente bancário em vez de ir direto no gerente do banco para pedir um financiamento imobiliário. Afinal de contas, o correspondente oferece o mesmo produto do banco, não é mesmo?

No entanto, se olharmos com mais cuidado, poderemos enxergar as vantagens de trabalhar com um correspondente. Em primeiro lugar, um gerente de banco está sempre lotado de muitas demandas, de diferentes clientes e, principalmente, de diferentes naturezas. 

Além do financiamento imobiliário, ele vê ao mesmo tempo financiamentos de veículos, empréstimos com garantia, seguros, previdências privadas e mais uma série de demandas que tomam muito do seu tempo.

Já o correspondente bancário pode se dedicar totalmente ao seu caso, principalmente quando se tratar de um correspondente que trabalha apenas com financiamento imobiliário.

Além disso, ele pode oferecer aos clientes diversas opções de financiamento, enquanto o banco oferece apenas o seu próprio financiamento.

Nesse sentido temos uma segunda vantagem: o acompanhamento especializado.

Como um correspondente que trabalha apenas com financiamentos não tem demandas de outra natureza, ele poderá prestar o melhor auxílio para encontrar a opção mais adequada para cada caso que chega em suas mãos.

Veja também:

Que cuidados devo ter ao escolher um correspondente bancário?

Veja agora os principais cuidados na contratação do financiamento por meio de um correspondente bancário. Acompanhe.

Verifique os dados

Todo correspondente bancário deve funcionar segundo as normas do Banco Central do Brasil (BACEN). Ele é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional e disciplina como cada instituição deve funcionar. Dessa forma, os correspondentes precisam estar registrados junto à autarquia.

Assim, uma boa recomendação é que você pesquise sobre o correspondente que está querendo fazer um financiamento. É possível fazer isso no site oficial do BACEN. Para tudo estar correto, os dados do correspondente precisam estar lá. O Banco Central disponibiliza um arquivo para download com todos os correspondentes do país. 

Essa relação é atualizada mensalmente e, como são listados todos os correspondentes, são muitas linhas com informações. Você pode simplificar a busca utilizando o comando CRTL+F e digitando as informações que deseja verificar. É possível visualizar até mesmo o endereço no qual funciona o correspondente bancário.

Nunca deposite valores antecipados

É muito importante saber de que forma a remuneração dos correspondentes bancários é feita. Por lei, nenhum correspondente pode receber valores diretamente dos clientes atendidos. Na verdade, eles recebem um determinado percentual das operações de crédito firmadas.

Assim, não existe a possibilidade de um correspondente sério solicitar qualquer tipo de adiantamento por seus serviços.

Caso haja uma cobrança desse tipo, é muito provável que se trate de uma empresa fraudulenta e você não deve fazer nenhum pagamento.

Pesquise a reputação do correspondente

Por fim, se tudo estiver correto e dentro da lei, vale a pena também saber como o correspondente bancário em questão trata seus clientes. Não é porque as regras são cumpridas que significa que o atendimento é bom.

Nesse sentido, um cliente pode se valer das ferramentas atuais para saber como foi a experiência de outras pessoas com o correspondente. Sites como o Reclame Aqui são boa alternativas para fazer essa pesquisa.

Por fim, entender por que usar um correspondente bancário para crédito imobiliário é o primeiro passo para ganhar tempo e ser melhor assessorado.

Com essa opção, o processo pode correr mais rapidamente, já que o gerente do banco tem muitas demandas para cuidar e nem sempre pode se dedicar de forma exclusiva para cada caso.

(Com Ronaldo Araújo)