Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Procon-SP cobra BC sobre vazamento de dados de chaves Pix

Na notificação realizada, o Procon-SP questiona os prejuízos que os usuários podem sofrer, com o uso indevido dos dados vazados.

Priscilla KinastPor Priscilla Kinast2 min de leitura
Tela de celular com logo do Procon

Na última sexta-feira (21), o Banco Central (BC) comunicou sobre o vazamento de 160 mil chaves Pix da Acesso Pagamentos. Diante disso, o Procon-SP está solicitando esclarecimentos da instituição sobre esse vazamento. Na notificação realizada nesta terça-feira (25), o Procon-SP questiona os prejuízos que os usuários podem sofrer com o uso indevido dos dados vazados. Inclusive, já há registro de danos causados aos cidadãos pelo vazamento.

É provável que você goste também

Crefisa agora faz empréstimo direto pelo WhatsApp. Veja como funciona

Banco Central suspende a ferramenta que “caça” dinheiro esquecido

N26, concorrente do Nubank, chega ao Brasil para colocar em ordem a vida financeira dos brasileiros

Procon-SP cobra BC sobre vazamento de dados de chaves Pix

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, “o Procon já fez vários alertas ao BC sobre cautelas que devem ser tomadas no Pix, até agora ignoradas”. Em nota divulgada na semana anterior, o BC disse que os dados sensíveis e protegidos pelo sigilo bancário, como senhas, saldos, e informações de movimentações, não foram expostos.

Conforme o BC, as únicas informações que vazaram são de natureza cadastral, que não possibilitam movimentações de recursos. Apesar disso, o Procon-SP solicita ainda que o BC relate sobre os procedimentos que os donos dos dados vazados devem tomar. Inclusive, é necessário informar se há a necessidade de tomar providências junto ao BC ou outras instituições financeiras.

Ademais, o Procon-SP questiona também, sobre a relação jurídica que mantém com a empresa Acesso, que era a guardiã dos dados vazados. Além disso, a instituição pediu informações específicas sobre quantos usuários no Estado de São Paulo tiveram os dados vazados, bem como se eles foram informados sobre o problema e como essa informação foi ou será enviada.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Priscilla Kinast

Autor

Priscilla Kinast

Jornalista, apaixonada pelo mercado financeiro e pelas inovações tecnológicas. Registro Profissional: 0020361/RS

Topicos relacionados