Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Procon-SP notifica WhatsApp por apagão do aplicativo e fala em multa

A instabilidade no aplicativo atingiu usuários do mundo todo nesta segunda-feira (4).

O Procon-SP notificou o WhatsApp por apagão ocorrido na tarde desta segunda (4), que também impediu o acesso dos usuários às redes do Facebook e Instagram. O diretor do Procon-SP, Fernando Capez, justificou a ação alegando que muitas pessoas foram prejudicadas pela interrupção de funcionamento do serviço.

Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”, afirmou Capez.

Fernando Capez completou dizendo que, “falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”, e orientou que “o consumidor que se sentir prejudicado com a queda do sinal deverá aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon”, que poderá aplicar multa ou “definirá a responsabilidade por eventuais danos morais e materiais sofridos”.

“O WhatsApp reconhece a importância do seu papel e a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo. A empresa trabalhou com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, o que aconteceu no mesmo dia. O WhatsApp ainda não recebeu uma notificação formal do Procon-SP, mas permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários”, afirmou a empresa, que ainda não teve acesso à notificação.

Consequências do apagão do WhatsApp para Mark Zuckerberg

A instabilidade no aplicativo atingiu usuários do mundo todo e causou prejuízos financeiros ao seu fundador, Mark Zuckerberg.

As ações na bolsa despencaram em consequência do apagão no WhatsApp. Os BDRs do Facebook (FBOK34), por exemplo, fecharam às 17h de segunda-feira (4) em queda de 3,96%. Já na principal bolsa de Nova York, a NASDAQ:FB, a queda foi de 4,89%. A S&P 500 recuou 1,43% e o Dow Jones 1,05%.

Por fim, essa queda resultou em uma perda de quase US$6 bilhões em 6 horas, fazendo com que Zuckerberg perdesse posição no ranking dos homens mais ricos do mundo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: oasisamuel / Shutterstock.com