Programa de desligamento voluntário do Banco do Brasil teve 5.533 pedidos aceitos
Mais de 5 mil funcionários aderiram ao programa de desligamento voluntário após protestos em janeiro de 2021.
Nesta segunda-feira (08/02), o Banco do Brasil (BB) informou que foram aprovadas mais de 5.533 demissões de funcionários que aderiram ao programa de desligamento voluntário.
A consequência financeira da ação será divulgada formalmente após levantamento do quarto trimestre do banco em 2020. Apesar da alta, o Banco do Brasil já esperava um resultado semelhante ao ocorrido.
A justificativa de 74% dos funcionários desligados é de que irão se aposentar em breve. Já outros 5% alegam aposentadoria em até 3 anos.
O BB informou em nota que incluiu nas verbas rescisórias a quantia referente às contribuições CASSI e PREVI por até três anos.
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Programa de desligamento incentivado
Em janeiro deste ano, o Banco do Brasil lançou o chamado Programa de Adequação de Quadros (PAQ), que teve como objetivo desemparelhar setores com excesso de pessoal e enviá-los para outros com vagas disponíveis.
Junto dele, o banco lançou o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), que incluiu todos os funcionários que preenchiam os requisitos necessários para participar da ação.
Trabalhadores que sentissem necessidade poderiam optar pelo desligamento. A ação teve a finalidade de reduzir despesas, distribuir a força de trabalho e acabar com os excessos nas unidades para melhorar a qualidade das operações.
Em justificativa, o vice-presidente de Negócios de Varejo do BB, Carlos Motta, explicou que o avanço digital, o crescimento da concorrência e o menor patamar de juros da taxa básica, por exemplo, eram elementos de destaque para a decisão.
Vale ressaltar que os atendimentos do banco via WhatsApp alcançaram a marca de 600 mil por dia só naquela época. Isso sem dúvida fomentou os serviços digitais e acarretou na inutilização de boa parte do atendimento presencial.
Manifestações contra as reformas no Banco do Brasil
Em janeiro de 2021, funcionários do Banco do Brasil se manifestaram contra a reforma proposta pela instituição que acarretaria na demissão de 5 mil funcionários e no fechamento de 361 unidades de atendimento.
Na época, o protesto ocorreu em frente ao palácio do planalto e, posteriormente, no Twitter, por meio da hashtag #MeuBBvalemais.
O encerramento das atividades de unidades de atendimento, por outro lado, inferiu na superlotação de algumas agências. Enquanto uma fechava, outra recebia um fluxo maior de pessoas, o que dificultou o serviço dos funcionários.
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Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com