Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pronampe dá início a nova fase de contratação de crédito

Foi publicada uma portaria que permite a contratação de crédito no âmbito do Pronampe a partir da próxima segunda-feira (25)

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última segunda-feira (18), foi publicada uma portaria pelo Ministério da Economia no Diário Oficial da União (DOU), onde é permitida a contratação de crédito no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) a partir da próxima segunda-feira (25).

De acordo com o texto, as operações de crédito no programa poderão ser formalizadas pelas instituições financeiras participantes até 31 de dezembro de 2024.

Taxas

A previsão é de que sejam disponibilizados entre R$ 30 bilhões e R$ 40 bilhões apenas no Pronampe até dezembro deste ano. Para este programa, a taxa de juros será a Selic, que atualmente está em 13,25% – mais 6%. Dessa forma, a taxa dos empréstimos será a partir de 19,25% ao ano.

Fases

O Pronampe foi dividido em duas fases, sendo a primeira emergencial, quando teve três etapas. E, agora, se tornou permanente, com somente uma fase até o momento para essa modalidade.

Em junho de 2020, quando ocorreram as primeiras contratações de empréstimos pelo Pronampe, a taxa de juros cobrada no programa era uma das menores do mercado, quando a Selic era de 2,25% ao ano, mais 1,25% ao ano, totalizando um custo de 3,5% ao ano.

Pronampe permanente

Contudo, em junho de 2021 o Pronampe foi reeditado e se tornou permanente. Assim, teve uma alta na taxa, que subiu para Selic que estava em 3,5% ao ano, mais 6% ao ano, totalizando um juros de 9,5% ao ano.

De acordo com as regras a respeito dos novos empréstimos, o valor concedido através do Pronampe será de no máximo 30% da receita bruta anual da empresa, baseada no ano que antecedeu a contratação.

Em síntese, empresas com menos de um ano, podem contratar um empréstimo de até 50% do capital social ou de até 30% da média da sua receita bruta mensal desde que começou suas atividades. Podendo optar pelo que for mais vantajoso.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: David Gyung / Shutterstock.com