Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual será a taxa de rendimento dos investimentos com a Selic em 13,75%?

Entenda, nesta matéria, como ficará a rentabilidade dos ativos de renda fixa após a alta da taxa Selic para 13,75%!

0

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No dia 3 de agosto de 2022, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reajustou a taxa Selic de 13,25% para 13,75%. Esse aumento impacta diretamente a rentabilidade de ativos de renda fixa. Entenda!

O que é a taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros, isto é, referência para o cálculo da grande parte dos valores acrescidos em empréstimos e financiamentos. Desta forma, quando ela aumenta, as modalidades de crédito ficam mais caras. Já quando ela cai, são barateadas. 

O intuito por trás do aumento da Selic é o de desacelerar a economia, impedindo que a inflação chegue a patamares altíssimos. Sua variação também afeta a rentabilidade de investimentos de renda fixa, como Tesouro Selic e CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Qual a nova rentabilidade dos investimentos de renda fixa?

A cada 45 dias, o Copom se reúne com o intuito de decidir se a Selic irá aumentar, abaixar ou se manter imóvel. Na reunião mais recente, foi decidido subir o índice de 13,25% para 13,75%. Este foi o 12° aumento consecutivo da taxa básica de juros. Confira, abaixo, como fica a média de rentabilidade anual dos principais ativos de renda fixa, com base em simulações no buscador de investimentos Yubb divulgadas pelo g1:

  • CDB: 10,24% a 15,70%;
  • Tesouro Selic: 13,65%;
  • LC (Letra de Câmbio): 16,35%;
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário): 13,75%;
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): 13,35%;
  • RDB (Recibo de Depósito Bancário): 15,80%;
  • Debênture incentivada: 15,55%.

Já a poupança não sofrerá alterações em sua rentabilidade, já que seu rendimento só sofre alterações quando a Selic está abaixo de 8,5%. Nestes casos, a rentabilidade será de 70% da Selic + taxa referencial (TR). Já quando a taxa básica de juros está acima de 8,5%, como é o caso, a poupança renderá apenas 0,5% + TR.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar