Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quase 500 mil pessoas ainda não sacaram o abono do Pis/Pasep; veja como fazer

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que quase 500 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020. De 478.724 trabalhadores, especificamente, 125.624 não sacaram o PIS e 353.100 não sacaram o Pasep.

É provável que você também goste:

Quando o governo vai liberar o abono PIS-Pasep referente a 2021?

PIS/PASEP deve disponibilizar três novos saques até o fim de 2022

Assim, vale lembrar que os trabalhadores que têm direito ao abono começaram a receber em 8 de fevereiro e têm como prazo final até 29 de dezembro deste ano para sacar os valores. 

Dessa forma, se você ainda não sacou o PIS/Pasep, saiba que é possível verificar a situação por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou no Portal Gov.br.

Quanto aos valores, variam de acordo com os dias trabalhados de carteira assinada em 2020. Contudo, o valor mínimo é de R$ 101, podendo chegar a R$ 1.212, equivalente a 12 meses de trabalho. 

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

De acordo com o Ministério do Trabalho, para receber o abono salarial PIS/Pasep, é necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Ter recebido, em média, até dois salários-mínimos de remuneração mensal no período trabalhado em 2020;
  • Estar com os dados atualizados na RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais)/eSocial;

Não tem direito ao abono:

  • Trabalhadores rurais empregados por pessoa física; 
  • Empregado doméstico; 
  • Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores empregados por pessoa física, equiparada a jurídica.

Segundo o Governo Federal, 98% do total de abonos foram emitidos. Até 18 de abril, foram pagos mais de 23 milhões de benefícios do PIS/Pasep.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com