Aloizio Mercadante é o nome que irá assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2023.
Quem é Aloizio Mercadante, presidente do BNDES do governo Lula
Conheça Aloizio Mercadante, nome escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para presidir o BNDES.
O anúncio foi dado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante evento de encerramento da transição de governo. A cerimônia ocorreu na tarde de terça-feira (13), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
Segundo o presidente eleito, a escolha de Aloizio Mercadante para o cargo de maior importância do BNDES se deve ao seu pensamento voltado para o desenvolvimento e a reindustrialização do país.
Além disso, conforme Lula declarou em seu discurso, o Brasil precisa “de alguém que pensa na geração de financiamento ao pequeno, ao médio e ao grande empresário”. O presidente eleito afirma que, dessa forma, o país voltará a gerar emprego.
Perfil do novo presidente do BNDES
Aloizio Mercadante é formado em Economia pela USP (Universidade de São Paulo), com título de mestrado e doutorado pela Unicamp.
Durante a juventude, participou do movimento estudantil na luta contra a ditadura militar. Nessa jornada, contribuiu com a reconstrução do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP.
No entanto, o ingresso de Mercadante na política se iniciou na década de 1980, quando participou do grupo de fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Durante sua permanência no partido, chegou a assumir os cargos de vice-presidente nacional e secretário de Relações Internacionais.
Além disso, Aloizio Mercadante assumiu diversos mandatos e cargos na sua carreira política, em que se destacam:
- Mandatos de deputado federal, nos anos de 1991 e 1999;
- Senador pelo estado de São Paulo, em 2002;
- Candidato a governador de São Paulo, em 2006 e 2010;
- Ministro da Ciência e Tecnologia, em 2011;
- Ministro-Chefe da Casa Civil, em 2014;
- Ministro da Educação, em 2015.
Durante as eleições de 2022, o economista trabalhou na elaboração do plano de governo de Lula. Ademais, Mercadante foi responsável por coordenar mais de 30 grupos técnicos de trabalho na transição de governo.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Sobre o BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública fundada em 1952, cujo objetivo é realizar financiamentos de longo prazo e investimentos em diversos ramos da economia brasileira.
O BNDES é vinculado ao Ministério da Economia e possui como único acionista o Governo Federal brasileiro. O sistema ainda é formado por mais duas empresas:
- BNDESPAR (BNDES Participações): sua atuação é no mercado de capitais;
- Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME): atua com produção e comercialização de máquinas.
Imagem: Joa Souza/shutterstock.com
