Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rappi vai ao Cade contra o iFood

Empresa pede a revisão da medida provisória que exige a exclusividade com o iFood.

Há pouco mais de um mês, a Uber anunciou que vai operar no mercado brasileiro de entregas de comida somente até 7 de março. Agora, o aplicativo de entregas Rappi protocola uma nova petição contra o concorrente iFood que deve movimentar o mercado. O processo foi aberto junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, de acordo com o documento, a empresa pede a revisão da medida provisória que exige a exclusividade com o iFood. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

iti Itaú faz campanha que libera até R$ 45 de volta no Uber, iFood, Netflix e outros

Rappi vai ao Cade brigar por fim de exclusividade que favorece o iFood

Dessa forma, segundo o argumento do Rappi, a saída recente de concorrentes do mercado brasileiro, como no caso do Delivery Center, em novembro do ano passado, e com o encerramento das atividades de entrega de restaurantes da Uber, a partir de março, “evidencia que, mesmo com a atuação preventiva do Cade, as práticas do iFood seguem prejudicando o mercado, sendo necessária a adoção de novas restrições por parte da autoridade”.

Além disso, a petição ainda citou como exemplo uma decisão recente da autoridade concorrencial da Noruega. Na ocasião, a ação impediu a celebração de contratos de exclusividade pelo aplicativo Delivery Hero, que opera a plataforma de delivery online Foodora naquele país. Segundo consta no documento enviado ao Cade, “a autoridade norueguesa destacou que o uso de exclusividades por empresas dominantes pode acarretar exclusão de players menores do mercado ou reduzir suas chances de competir”.

Por fim, o Rappi argumenta que esse cenário, bem como as restrições de exclusividade, podem levar a preços mais elevados e menores possibilidades de escolha. Ademais, também acarretam em uma menor qualidade dos produtos e serviços, uma vez que não há concorrência.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com