Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rappi ou iFood: Qual o melhor para fazer compras no supermercado sem sair de casa?

0

Vivemos tempos nunca vistos antes, no qual sair para a rua e fazer algo simples, como compras no supermercado, se tornou uma tarefa de risco. Isso porque vivemos em meio a uma pandemia de um vírus que altamente contagioso. Mas como fazer compras sem sair de casa? Com os aplicativos de delivery de supermercado! Aqui, vou mostrar para você qual aplicativo vale mais a pena usar para comprar: o Rappi ou o iFood.

É provável que você também goste:

C6 Bank lança serviço de recarga de celular no app

Vale-transporte poderá ser usado para pagar táxi ou transporte por aplicativo

Uber Flash é lançado para concorrer com Loggi e Rappi.

Rappi ou iFood: Qual o melhor aplicativo de delivery de supermercado?

Antes de saber qual deles é o melhor, o Rappi ou o iFood, vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.

O que é o Rappi

Primeiramente, o Rappi é uma empresa startup colombiana de entrega sob demanda (delivery), com sede em Bogotá. Além da Colômbia e Brasil, a empresa opera na Argentina, Chile, Equador, México, Peru, Costa Rica e Uruguai. No Brasil, são diversas cidades atendidas pelo serviço, em diversos estados do Brasil.

Para usar o serviço, o usuário deve fazer um cadastro, que pode ser feito tanto na versão web, quanto pelos aplicativos para Android e iOS.

O que é o iFood?

Já o iFood é um app de delivery, que, assim como o Rappi, conta com supermercados, restaurantes e padarias. Mas não abrange tantos serviços como o Rappi. Além disso, o iFood é uma empresa brasileira, com atuação na Argentina, México e Colômbia.

Antes de mais nada, saiba que a empresa foi fundada em 2011 como uma startup, e recebeu investimentos de capital de risco, como de Jorge Paulo Lemann. Em 2014, foi adquirida pela Movile e sofreu uma fusão com a RestauranteWeb. Com as novas empresas que o iFood comprou, a empresa se tornou líder de mercado em entrega de alimentos na América Latina. Em 2018, a controladora do iFood entrou no ramo das fintechs e passou a processar os pagamentos realizados no app pela própria Movile.

Para usar o serviço, o usuário deve fazer um cadastro, que pode ser feito tanto na versão web quanto pelos aplicativos para Android e iOS.

Rappi ou iFood: Qual o melhor para compras no supermercado?

Assinatura

O Rappi tem para seus usuários um serviço chamado Rappi Prime, no qual o cliente tem frete grátis para todas as suas compras no mês e, em troca, paga uma tarifa de R$ 29,90 por mês. Entretanto, o usuário não precisa necessariamente fazer essa assinatura, podendo optar pela versão gratuita e pagar o valor de entrega de cada estabelecimento.

Porém, diferentemente do Rappi, o iFood não possui nenhum plano premium, e as entregas são cobradas de acordo com o valor estipulado (através da distância) por cada estabelecimento.

Nesse sentido, vemos que o Rappi sai na frente por dar a opção de uma assinatura, o que vale muito a pena para o cliente que faz vários pedidos em um mês.

Vencedor: Rappi 

Serviços disponíveis

Além de delivery de supermercado, o Rappi também conta com produtos de farmácias, restaurantes, padarias, lojas de cosméticos e outros, e até mesmo serviços como limpeza e parceria com profissionais do Triider, que inclui serviços elétricos, de reforma residencial e assistência técnica.

Entretanto, o iFood tem vínculo apenas com estabelecimentos que vendem alimentos e bebidas, sejam eles prontos ou não. Neste quesito, o Rappi sai na frente por oferecer mais opções de serviços aos clientes.

Vencedor: Rappi 

Área de cobertura

Para além dos serviços, também há diferenças entre as áreas de cobertura de ambos os aplicativos. Na maioria das cidades, a área de cobertura do iFood é maior que a do Rappi, então, caso seu endereço não esteja coberto pelo Rappi, tente o iFood. Aliás, também vale tentar o contrário, já que pode ocorrer do Rappi atender em um local que o iFood não atenda.

Como no geral a área de cobertura do iFood é maior, ele vence este quesito.

Vencedor: iFood

Tempo da entrega

Muitas vezes, precisamos de um produto com certa urgência, e se agora não devemos sair para a rua, o ideal é não ter que esperar muito tempo por sua compra. Neste sentido, ambos os serviços oferecem ferramentas ao cliente.

No iFood, você tem a opção de filtrar os estabelecimentos por tempo de entrega. Mas isso não vale para os supermercados, apenas para restaurantes que entregam comidas prontas. E muitas vezes a entrega de supermercados no iFood é bastante demorada. Eu, por exemplo, já tive que esperar por mais de 4 horas para um pedido com apenas um produto.

Por outro lado, no Rappi você tem a opção de escolher a modalidade “Express”, também chamada de “Caixa Rápido”, que são entregas de supermercados em até 35 minutos. Nessa modalidade, é possível comprar até 9 produtos. Acho essa opção muito boa. Sabe quando faltou um ingrediente para o seu churrasco, ou mesmo uma bebida? É nessa hora que essa opção é muito importante. Por isso, o ponto nesse quesito vai para o Rappi.

Vencedor: Rappi. 

Suporte ao cliente

Neste quesito vou usar minha experiência pessoal, pois uso ambos os serviços há cerca de dois anos. O iFood tem um suporte muito bom ao cliente. Todas as vezes que tive um problema, seja em divergência de valores de um produto ou mesmo uma entrega que não chegou, fui bem atendida e tive meu problema resolvido.

Já o Rappi peca neste sentido. Na maioria dos casos o suporte resolve o problema, mas não é em 100% dos casos. Além disso, vejo que há muitas divergências nos valores e até mesmo na disponibilidade dos produtos de supermercados do Rappi. Praticamente todas as vezes que fiz compras em supermercados, alguns produtos anunciados não estavam naquele valor ou mesmo não estavam mais disponíveis.

E quando o valor anunciado é menor do que o valor real, podemos dizer que está acontecendo uma infração à Lei nº 8.078 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e ao Decreto 5903, ambos afirmando que vale o menor preço que o cliente encontrar, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais.

Por isso, neste sentido o iFood é melhor e respeita mais as leis.

Vencedor: iFood    

Cupons de desconto

Para ambos os serviços você consegue encontrar cupons de descontos em sites especializados nisso, por isso, nesse quesito vamos dar como empate.

Vencedor: Empate

Rappi ou iFood: qual o melhor?

Como você pode ter visto, ambos os serviços têm qualidades e defeitos. No geral, o Rappi se saiu melhor, com mais opções para o tempo de entrega e sua assinatura premium, que é um diferencial. Entretanto, o Rappi tem esse sério problema com o respeito ao consumidor, no sentido de vender o produto por um preço diferente do anunciado e de não garantir a disponibilidade do mesmo. Já o iFood se diferencia por uma área de cobertura mais abrangente e melhor atendimento do suporte.

Para além disso, se você tem a opção dos dois aplicativos atenderem na área aonde você mora, fica a seu critério escolher o melhor para você.

Enfim, qual você prefere: o Rappi ou o iFood? Gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Hananeko_Studio/shutterstock.

Comentários
Carregando...