Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Redução do IPI: XP diz que Magazine Luiza e Via são os que mais ganham

No dia 25 de fevereiro, o Governo Federal divulgou a redução do Imposto de Produtos Industrializados (IPI). O objetivo dessa redução é aquecer a economia e gerar empregos. A alíquota teve uma diminuição entre 18,5% a 25%. 

O corte é visto como o começo de um processo gradual de diminuição desse tributo, de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Para a XP Investimentos, conforme relatório divulgado no dia 2 de março, essa redução irá beneficiar, com o corte alternando entre 5% e 35%, eletrônicos e produtos de linha branca, como fogão, geladeira, forno, freezer, entre outros. 

Cosméticos também serão contemplados, com corte variando entre 0% e 45%.

Empresas beneficiadas com a redução do IPI

As empresas do ramo de comércio eletrônico (e-commerce), como Magazine Luiza, Via e Natura, são as que mais se beneficiam com a redução do Imposto dos Produtos Industrializados (IPI). 

Essa informação foi divulgada no relatório da XP sobre o varejo e o corte do IPI. 

Os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt ainda dizem que enxergam as três empresas como as principais beneficiadas porque a redução deve ocasionar em custos menores, e acreditam que essa ação deve ser repassada totalmente para os preços finais dos produtos para crescer a demanda ou ser parcialmente acrescentado nas margens.

Ainda, segundo os analistas, a Alpargatas também deve ser beneficiada, já que as principais matérias primas (borracha sintética e butadieno) estão suscetíveis a redução do IPI. 

Companhias que podem ser afetadas pela redução

Apesar da notícia ser considerada como uma vantagem para a economia, a redução do IPI pode prejudicar outras empresas, como Vivara e Multilaser. 

No relatório da XP, os analistas destacam que empresas que eram isentas em pagar o IPI (Zona Franca de Manaus) podem ser impactadas negativamente pela ação, pois isso deve diminuir os benefícios fiscais e, por sua vez, a competitividade.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lais Monteiro / Shutterstock.com