Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quer reduzir sua conta de luz para menos de R$ 100? Confira esses truques!

Neste artigo, exploraremos dicas eficientes para alívio dos custos da conta de luz e investimentos a longo prazo. Confira!

Sabemos que atualmente é quase impossível imaginar o nosso cotidiano sem energia elétrica. Em épocas de altas temperaturas, mais aparelhos são ligados e, consequentemente, a conta de luz tende a subir.

Sendo assim, é fundamental buscarmos alternativas para que os custos com energia não causem um impacto tão grande em nosso orçamento.

Ao mesmo tempo, eletrodomésticos e eletrônicos são essenciais em nosso dia a dia, portanto, economizar pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece.

A boa notícia é que existem formas criativas para aliviar esses custos. E são elas que apresentaremos agora.

Quais são os produtos e serviços que podem ajudar na economia da conta de luz?

Existem no mercado diversos produtos e serviços com o objetivo de ajudar a reduzir o consumo de energia. A seguir, listamos alguns dos mais importantes:

Lâmpadas de baixo consumo

mão segurando lâmpada e calculadora ao lado
Imagem: Daniel Krason / shutterstock.com

Uma das alternativas mais simples e eficientes para economizar energia é trocar lâmpadas incandescentes por modelos de LED. Estes não só são mais eficientes energeticamente, como também oferecem uma iluminação de alta qualidade.

Além disso, existem também lâmpadas LED inteligentes que permitem a programação de cores e intensidade de luz, proporcionando um ambiente ainda mais agradável.

Ar-condicionado com função de programação

A imagem mostra um ar-condicionado na parede.
Imagem: ifeforstock/ Freepik

Outra opção para quem deseja economizar sem abrir mão do conforto são os modelos inteligentes de ar-condicionado. Estes permitem que os usuários programem o tempo de funcionamento do aparelho, economizando energia enquanto você dorme, por exemplo.

Esse tipo de tecnologia pode ser aplicada a muitos outros produtos inteligentes que você possa ter em casa.

Manutenção de eletrodomésticos

imagem de uma geladeira com aberta, com vários alimentos dentro, em uma cozinha escura. Ao lado, aparecem um fogão branco e alguns armários
Imagem: Pixel-Shot / Shutterstock.com

Embora o objetivo seja economizar, alguns gastos são necessários e podem gerar economia a longo prazo. Realizar a manutenção periódica de eletrodomésticos, como ar-condicionado e geladeiras, garante que eles continuem funcionando de maneira eficiente.

Quando um aparelho opera abaixo de sua capacidade, ele pode consumir mais energia do que o normal.

Instalação de painéis de energia solar

Por último, mas certamente não menos importante, temos os painéis solares. De acordo com o site Portal Solar, a energia solar pode gerar uma economia entre 50% e 95% na conta de luz.

Embora a instalação dos painéis solares envolva um investimento inicial considerável, a economia gerada ao longo do tempo pode tornar essa opção bem atraente.

Com essas dicas, esperamos que consiga reduzir significativamente sua conta de luz e, consequentemente, fazer seu dinheiro render mais.

Veja também:

Quem recebe BPC precisa fazer prova de vida? Entenda!

Lembre-se que a economia de energia não é apenas uma questão financeira, mas também ambiental. Portanto, procure sempre alternativas que contribuam para um consumo mais sustentável.

Imagem: New Africa / shutterstock.com