Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rússia x Ucrânia: veja quais produtos poderão ficar mais caros com a guerra

Na madrugada do dia 24 de fevereiro de 2022, a Rússia atacou a Ucrânia.

Com a globalização e a correlação entre os mercados, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia poderá impactar o preço de produtos básicos de consumo dos cidadãos brasileiros.

Dois itens extremamente básicos no Brasil têm elevação iminente dos preços em decorrência do conflito, como o pão, que tem como matéria-prima principal o trigo (que é produzido nos dois países e importado pelo Brasil), e a gasolina, com a alta do preço do barril de petróleo.

É provável que você também goste:

Carros novos estão encalhados: preços devem cair?

Pico da inflação deve ocorrer entre abril e maio, diz presidente do BC

A Rússia e a Ucrânia produzem cerca de 15% do trigo do mundo e são responsáveis por um terço de todas as exportações dessa matéria-prima. Portanto, os reflexos da guerra entre os países na precificação dos derivados do trigo (pão, biscoitos, farinhas, bolos etc) é alto e há uma grande possibilidade de valorização desses produtos.

Ricardo Coimbra, integrante da Academia Cearense de Economia, explicou ao Diário do Nordeste que muitos itens estão sujeitos a aumentos e outros à redução, pois essa crise poderá gerar instabilidade nos preços, como já está gerando.

O preço do minério de ferro, só com a possibilidade de guerra, já sofreu uma das maiores desvalorizações da história, uma queda de quase 20%, o que tem impacto nas empresas exportadoras do Brasil. Além disso, o preço do barril de petróleo está em cerca de US$ 100,00 o barril e vem subindo.

Caso haja embargo na exportação de carnes para a Rússia, Coimbra prevê que pode haver barateamento do produto no mercado interno.

Tensão no Agronegócio

Larry Carvalho afirmou ao Diário do Nordeste que a Rússia é um dos principais players e o Brasil é bastante dependente da importação de fertilizantes. Sendo assim, um eventual embargo econômico pode prejudicar bastante o Brasil. Além disso, Larry diz que já há tensão no agronegócio com este cenário.

Oscilação dos preços

Com o conflito entre a Rússia e Ucrânia, os preços aqui no Brasil podem sofrer oscilações nos seguintes produtos:

Produtos que podem aumentar o preço:

Diversos produtos do agronegócio;

Combustíveis;

Fertilizantes;

Milho e produtos derivados;

Pão  e demais derivados do trigo.

Produtos que podem diminuir o preço:

Carnes;

Minério de ferro e derivados.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: xbrchx / Shutterstock.com