Você já ouviu falar do Cadastro Positivo? Trata-se de um banco que dados que reúne de maneira segura, todas as informações de pagamentos que você já fez no passado ou que ainda está fazendo. Teoricamente, ele aumenta as suas chances de conseguir crédito, bem como permite a possibilidade de negociar juros e prazos menores no mercado de crédito. Entretanto, você não é obrigado a manter o Cadastro Positivo ativo nos 4 birôs de crédito. Descubra 3 maneiras de sair do Cadastro Positivo.

É provável que você também goste:

Aproveite o auxílio emergencial e limpe o seu nome no Serasa por apenas R$ 50,00.

SPC lança nova versão de App para consultar suas dívidas GRÁTIS

Bancos se preparam para oferecer crédito garantido pelo FGTS

Renda Brasil vai substituir o Bolsa Família mas beneficiário vai ganhar mais.

Primeiramente, o Cadastro Positivo registra todos os pagamentos realizados no seu histórico de crédito. Utilizando essas informações, ele concede a você uma pontuação de crédito, conhecida como score de crédito. As empresas utilizam essa pontuação na hora de conceder crédito, com um menor risco de calote.

Mais recentemente, a Boa Vista e a Serasa criaram novos indicadores que podem prever a inadimplência, considerando o Índice de Vulnerabilidade (saiba mais), que avalia a avalia a fragilidade econômica dos indivíduos durante o período de crise.

Desse modo, o Cadastro Positivo pode ser um importante aliado para seu CPF, mas também pode prejudicá-lo caso esteja em situação inadimplente.

Se mesmo sabendo de todas essas informações, você prefere sair do Cadastro Positivo, saiba que existem 3 maneiras. Confira cada uma delas logo a seguir.

  • Clicando em sair do cadastro positivo diretamente no site dos birôs de crédito;
  • Ligando para a central de atendimento;
  • Enviando a documentação necessária pelos Correios.

Saiba como pedir o cancelamento especificamente para SPC Brasil e a Serasa, dois importantes birôs de crédito.

Como sair do Cadastro Positivo pela internet

SPC

  1. Para sair do Cadastro Positivo no SPC, acesse este link;
  2. Em seguida, clique em “entre no sistema”;
  3. Por fim, a página solicitará um cadastro no site, não havendo opção online sem aceitar os termos de uso.

Serasa

  1. Entre no link da página de cancelamento do Cadastro Positivo;
  2. Em seguida, clique na opção “sim, quero cancelar meu cadastro”;
  3. Por fim, há duas opções: cancelar via cadastro no site ou por e-mail. Pelo cadastro no site, basta seguir as indicações. Já por e-mail, é necessário abrir os termos de uso. O link para cancelamento consta no item 9. Ele direcionará você para uma página com formulário e endereço de e-mail.

Como sair do Cadastro Positivo pelos Correios ou presencialmente

Além da internet, existem outras 2 formas de realizar o cancelamento de seu cadastro. Confira, a seguir, como realizar o cancelamento presencialmente ou via correio em todos os órgãos de proteção ao crédito.

SPC

Entretanto, no caso do SPC, o cancelamento pode ser feito apenas por meio do serviço de atendimento ao cliente, via telefone, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, das 9h às 18h, pelo número 0800 887 9105.

Serasa

Para solicitar saída do Cadastro Positivo presencialmente, você deve levar um documento oficial com foto e os números do seu CPF e RG. Confira aqui as agências disponíveis. Para solicitar cancelamento do Cadastro Positivo via correio, você deve preencher e assinar o termo de cancelamento (disponível no site da Serasa).

Em seguida, deve enviá-lo com firma reconhecida, cópias autenticadas do CPF e do RG ou de algum outro documento oficial que contenha foto, e os números de ambos. O destinatário é: Serasa Experian – Cadastro Positivo, Avenida Doutor Heitor José Reali, 360 – Distrito Industrial Miguel Addelnur. CEP 13571-385, São Carlos (SP). Por telefone, o número da central de atendimento do Cadastro Positivo é 0800 776 6606.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Olivier Le Moal via shutterstock

Sobre o Autor

Eduardo Mendes

Cofundador

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

Ver todos os artigos