Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

São Paulo deve ganhar novo aeroporto na região metropolitana

São Paulo deve ganhar um novo aeroporto em breve, de acordo com as informações do Ministério de Portos e Aeroportos. Entenda!

A região metropolitana de São Paulo poderá em breve receber um importante incremento em sua infraestrutura de transporte aéreo. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou que a cidade de Cajamar é a principal candidata a sediar o novo aeroporto destinado principalmente à aviação executiva e de cargas.

Dessa forma, as declarações aconteceram em uma recente entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, realizada no último dia 18. Continue a leitura para mais informações!

Região Metropolitana de São Paulo deve ganhar novo aeroporto

pessoas na fila de embarque em aeroportos
Imagem: 06photo / Shutterstock.com

Cajamar, que está situada a cerca de 30 quilômetros de São Paulo capital, destaca-se por sua localização estratégica. Assim, ela possui com acesso facilitado pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera. Além disso, a cidade já possui reconhecimento como um polo logístico crucial, abrigando diversas empresas de comércio eletrônico, aspectos que reforçam sua vocação para receber o novo aeroporto.

Ademais, destaca-se o clima estável e a escassez de obstáculos naturais, características essenciais para operações aéreas seguras e eficientes.

Considerando o rápido crescimento da aviação civil no Brasil, a adição de um novo aeroporto na região mostra-se não apenas apropriada, mas necessária. Segundo o ministro Costa Filho, espera-se que, até meados de 2026, a aviação brasileira transporte entre 130 e 140 milhões de passageiros ao ano.

Saiba mais sobre o projeto

Durante a entrevista, foi questionado ao ministro se o futuro aeroporto poderia afetar a demanda pelos terminais já existentes na região, como Jundiaí, Viracopos e Sorocaba. Por sua vez, Costa Filho ressaltou que o crescimento previsto para o setor aéreo nacional suportará a operação de um aeroporto adicional sem prejudicar os já existentes.

O projeto para o novo aeroporto entre Cajamar e Caieiras surge também como uma possível alternativa para desafogar o Congonhas, um dos principais aeroportos da capital. Estima-se que o local deverá atingir seu limite operacional nos próximos cinco a seis anos.

Veja também:

Esta desempregado? Estão disponíveis 483 vagas para vigilantes com salários de R$ 3.500

Por fim, os estudos sobre a viabilidade técnica para a construção do aeroporto estão sendo conduzidos desde o ano passado. Estima-se que a previsão de conclusão ocorrerá nos próximos meses. Entretanto, ainda não houve a divulgação dos detalhes específicos sobre o início das obras e a gestão do futuro terminal.

Imagem: 06photo / Shutterstock.com