Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque Pix: Saiba quando o Banco Central vai liberar essa modalidade

0

Após o lançamento do sistema Pix de pagamentos e transferências, em novembro de 2020, agora o Banco Central (BC) vai liberar o Saque Pix, para lojas cadastradas. Dessa forma, os bancos, bem como lotéricas, deixarão de ser os únicos lugares, nos quais é possível realizar saque em dinheiro. 

É provável que você goste também:

Fique ligado: Prazo para contestação do auxílio emergencial negado é até segunda (12)

Pix Garantido: essa nova modalidade será o cartão de crédito do futuro?

Quando estarão disponíveis transferências PIX do Auxílio Emergencial pelo Caixa Tem?

O que é o Pix?

O Pix é uma modalidade de pagamentos instantâneos, do Banco Central. O seu principal objetivo, é facilitar e deixar mais baratas, as transferências entre usuários, bem como pagamento de contas. 

Em contraponto com os demais métodos de pagamento, o Pix funciona de forma rápida, e não tem restrição de dia nem hora. Além disso, a pessoa física pode realizar qualquer pagamento via Pix de forma gratuita. 

Outra grande facilidade, é que ao transferir dinheiro para outra conta, não é preciso que o usuário digite todos os dados pessoais e bancários. Ou seja, basta ele informar a chave Pix do destinatário, e pronto. Essa chave, pode ser o número de telefone, CPF ou e-mail. 

Sobre o Saque Pix

Essa modalidade de Saque Pix, está prevista para iniciar até o final deste primeiro semestre de 2021. Dessa forma, o Banco Central visa melhorar o acesso aos usuários do interior. É dito isso, pois em muitas localidades do interior, o acesso a bancos, bem como caixas eletrônicos é limitado. 

Assim, com a ampliação de locais de Saque Pix, o brasileiro vai poder retirar dinheiro nas lojas conveniadas ao serviço. Entretanto, vale ressaltar, o quão importante é que esses locais invistam em segurança, tendo em vista o quanto os postos de saque são visados por criminosos. 

Como vai funcionar essa nova modalidade?

Estima-se que o Saque Pix funcione do seguinte modo:

  1. O usuário do Pix vai até o caixa de uma loja conveniada, e informa quanto deseja sacar em dinheiro, usando o Pix. 
  2. O funcionário responsável pelo caixa, vai gerar um QR Code do Pix, e repassar ao cliente, para que este, faça a leitura do código usando o celular.
  3. Logo após, o cliente recebe esse valor em dinheiro físico. 

Ou seja, para fazer o Saque Pix, o cliente deve fazer um pagamento por meio do QR Code. Em seguida, ele vai receber o mesmo valor, em dinheiro físico.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...