Muito se fala sobre o tesouro direto e o CDB serem mais rentáveis do que a poupança. Mas atualmente é necessário reavaliar tanto a poupança quanto o próprio CDB e tesouro direto. Isso porque esses dois dependem diretamente da taxa Selic. Porém, a Taxa Selic, que já foi de mais de 14% ao ano em 2016, atualmente está em apenas 2,25% ao ano. Com isso, o rendimento da conta digital do Nubank caiu drasticamente. E então, será que ainda vale a pena guardar dinheiro no Nubank? Quais as alternativas?

É provável que você também goste:

Novo Serasa Score agora avisa o porquê da sua pontuação aumentar ou diminuir

Itaú e Banco do Brasil reduzem taxas de juros dos empréstimos após corte da Selic

Qual a diferença entre boleto de cobrança e boleto de depósito Nubank?

Guardar dinheiro no Nubank ainda é vantajoso? Qual a alternativa?

Infelizmente, essa queda da Selic interferiu diretamente nos rendimentos de quem deixa o seu dinheiro na conta digital do Nubank. E a grande pergunta é se ainda vale a pena deixar seu dinheiro na conta digital do roxinho. Então, vamos por partes, porque a resposta dessa pergunta está ligada ao que você pode fazer com esse dinheiro e ao seu perfil financeiro também.

Para o cliente com um perfil financeiro mais conservador, que não gosta de se arriscar em outros investimentos menos estáveis, como bolsa de valores, ainda vale a pena sim. Pelo menos em comparação à poupança. Isso porque a poupança paga 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR), que nos últimos anos tem sido zero. Ou seja, a poupança também está atrelada à Selic. Atualmente, a poupança está rendendo 1,58% ao ano, ou 0,13% ao mês. Se comparado à poupança, o rendimento da conta do Nubank ainda é mais vantajoso.

Já um cliente que é um pouco mais ousado poderá investir seus valores no CDB, LCI e LCA. Essa opção você encontra, por exemplo, no Banco Inter. Entretanto, são investimentos de médio e longo prazo. Isso quer dizer que você terá que deixar seu dinheiro por um tempo na conta para que ele renda.

No entanto, para um cliente mais ousado, é importante pensar em outros tipos de investimento, como a bolsa de valores ou até mesmo um negócio que esteja em alta neste momento, como, por exemplo, as tele-entregas. Isso fará seu patrimônio render muito mais do que guardar dinheiro na conta do Nubank.

O que é a Selic?

A Selic é a taxa básica de juros da economia. Ela é uma referência para a economia do Brasil e um importante indicador da situação financeira do país. O prazo de duração da taxa Selic é de 45 dias e, após cada ciclo, ela é recalculada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

Essa taxa é utilizada pelo Banco Central para várias ações na economia, como o controle da inflação. Conforme dissemos anteriormente, a Selic influencia diretamente nas aplicações financeiras, como a poupança e o tesouro direto. Por isso que guardar dinheiro no Nubank não é mais um negócio tão bom quanto era antes.

Mas a Selic também impacta nas taxas de juros dos bancos, inclusive as de cartões de crédito. Sendo assim, o Banco Central aumenta a Selic para desacelerar a economia e, para acelerar, ele diminuir essa taxa.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: rafapress, via Shutterstock.

Sobre o Autor

Priscilla Kinast

Redatora

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica

Ver todos os artigos