Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

SPC e Serasa: afinal, quais as diferenças entre os dois?

Entenda a diferença entre o Serasa e SPC na analise de crédito

Quando se fala em nome negativado, os nomes SPC e Serasa vêm à cabeça de forma conjunta, dando a impressão de que se tratam da mesma coisa. Entretanto, não é bem assim que a coisa funciona. Você sabe a diferença entre um e outro? Saiba mais.

O que é o SPC?

Serviço de Proteção ao Crédito, ou SPC, foi criado em 1955, sendo um banco de dados onde empresas, cidadãos comuns e instituições de crédito possuem acesso a dados sobre a sua saúde financeira.

Dessa forma, caso você tenha dados financeiro não muito satisfatórios, as empresas poderão se negar a lhe fornecer crédito como uma forma de proteção. As informações de crédito são geridas e alimentadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Você pode acessar os dados do SPC através do aplicativo SPC Consumidor.

O que é o Serasa Experian?

O Serasa Experian foi criado em 1968, sendo uma parceria entre o Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban). O Serasa tem ama função parecida com o SPC, entretanto, a diferença é que eles usam uma fonte de dados diferente.

O Serasa usa dados de bancos e de outras instituições financeiras. Diferentemente do SPC, os dados não vem do comercio. O Serasa mostra contas não pagas, ações judiciais e cheques sem fundos no seu nome.

Como os dois sistemas usam banco de dados diferentes, é importante que você também faça uma analise no Serasa. Basta entrar no site do Serasa, fazer um cadastro simples e analisar a sua situação financeira.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Roman Samborskyi/shutterstock.com