Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Servidores do INSS vão entrar em greve nesta semana

Os servidores do INSS devem entrar em greve a partir desta quarta-feira (23). O plano dos organizadores é que a paralisação ocorra por tempo indeterminado e que os trabalhadores só retornem às atividades depois que a situação for resolvida.

Na última quinta-feira (18), foi entregue a José Carlos de Oliveira, presidente do Instituto, um documento que comunica a realização da greve. No texto, os servidores pedem um reajuste salarial de 19,99%. 

De acordo com a diretoria da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o reajuste solicitado ajudaria a cobrir os custos dos últimos 3 anos. 

É provável que você também goste:

Entenda como pessoas que não contribuíram para o INSS podem se aposentar

Saiba como trocar o BPC pela aposentadoria do INSS

Você pode ter duas aposentadorias do INSS ao mesmo tempo?

O que mais os servidores do INSS reivindicam?

Além do reajuste de 19,99%, os servidores do INSS também solicitam que o Governo Federal revogue o processo de aprovação da Reforma Administrativa que segue em tramitação no Congresso. A classe também pede o fim da regra do teto de gastos públicos. 

Quais serão os impactos da greve?

De acordo com especialistas, a greve impactará a fila de espera do INSS. Entre março de 2021 a este mês, o número de cidadãos que aguardam por atendimento subiu de mais de 635 mil para 828 mil. 

Estima-se que a fila de espera, que já anda longa, irá aumentar ainda mais por conta da paralisação e, consequentemente, o número de segurados que esperam para passar por uma perícia também. 

O INSS justifica que a demora é consequência da falta de servidores e o crescimento do número de solicitações. 

Servidores do Banco Central 

A situação não é diferente para os servidores do Banco Central que estão em greve desde a última quinta-feira (17). Eles iniciaram paralisações diárias de 4 horas em suas atividades. O objetivo é que seja concedido a eles um reajuste salarial e reestruturação da carreira. 

A previsão é que, ainda nesta semana, os funcionários do BC decidam se seguirão a mesma iniciativa dos servidores do INSS, começando uma greve a partir do dia 23. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com