Você já ouviu falar em título de capitalização? Muito provavelmente você já teve contato este produto, pois eles não fazem parte somente do universo dos bancos. Temos por exemplo, a Tele Sena, recargas premiadas, entre outros. O sorteio é o principal atrativo de um título de capitalização. Saiba mais detalhes e tire as suas dúvidas aqui neste artigo.

Leia também:

Guiabolso irá pagar boleto de consumidores neste começo de ano

Título de capitalização vale a pena? Será um bom investimento?

Primeiramente, muita gente pensa que está investindo e na verdade não é bem assim. Um título de capitalização não é um investimento. Ele apenas dá o direito de participar de sorteios. Ou seja, no final você recebe somente parte do valor com juros e correção monetária.

Os bancos explicam que você resgata parte do valor explicitamente, através de folders e na internet. Além disso, é deixado bem claro que você recebe somente parte do valor, que na maioria das vezes fica em torno de 50% a 80% do valor total.

Contudo, na prática o título de capitalização pode ser oferecido a pessoas que não conseguem guardar dinheiro. Realmente, a única parte positiva é que o dinheiro fica preso, e realmente para quem tem dificuldade de colocar na poupança sem sacar, pode ser uma forma (não vantajosa) de guardar dinheiro. Entretanto, é melhor guardar debaixo do colchão, pois assim você fica com todo o seu dinheiro.

Portanto, não tome nenhuma decisão precipitada, logo que o atendente ou gerente do seu banco ofereça. Pense se vai ser um negócio interessante, e somente feche negócio se você é um apostador nato e ficar interessado nos sorteios.

Atualização monetária

Normalmente os títulos de capitalização são atualizados pela TR. Ou seja, rendem bem menos que a poupança, que não é um considerado um bom investimento. Vamos supor que você pague R$ 1.000 por determinado título de capitalização. O seu dinheiro vai render aproximadamente 10 vezes menos que a poupança, e não será sobre o valor que você aplicou. Lembre-se, parte dele é para sorteios e custos administrativos.

E se desistir do título de capitalização?

Os títulos de capitalização possuem carência. Você precisa aguardar para poder sacar o seu dinheiro já defasado em relação a inflação. Mesmo assim, se você se sentiu lesado, é melhor cancelar e deixar de pagar mês a mês.

Considerações finais

Um título de capitalização é um produto que depende da sorte. Ou seja, se você gosta de apostar na loteria, como na Mega Sena, Lotofácil, se não for sorteado, recebe parte do seu dinheiro de volta. Entretanto, se você não é um apostador, fuja dele.

Enfim, gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim, acompanhe artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos e empréstimos. Por fim, bem como tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Sobre o autor Ver todos os posts

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook