Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ultrapassar sinal amarelo no trânsito gera multa?

Descubra se ultrapassar o sinal amarelo pode gerar algum tipo de multa aos motoristas brasileiros por aqui!

Os condutores brasileiros possuem diversos comportamentos no trânsito. Alguns delas, por exemplo, são passíveis de punição. Sendo assim, ao ultrapassar o sinal amarelo, o motorista pode levar uma multa?

Esse tipo de sinalização tem como objetivo aumentar a segurança de motoristas e de pedestres no trânsito, já que significa atenção. No entanto, saiba mais informações sobre essa conduta no trânsito na sequência.

Ultrapassar o sinal amarelo rende multa a motorista?

Multas de trânsito graves e suspensão de CNH
Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com

O Código de Trânsito Brasileiros (CTB) é o responsável por organizar as regras que os condutores devem seguir na vias públicas. Logo, a partir dessas informações, é possível saber se ultrapassar o sinal amarelo gera multa.

Sendo assim, caso a punição financeira seja a principal preocupação, furar o sinal amarelo dificilmente resulta em multa. Segundo o CTB, as penalidades dizem respeito a quem ultrapassa o sinal vermelho. Nesse caso, trata-se de uma punição gravíssima.

Veja também:

Gateway de pagamento: saiba o que é e como funciona

Logo, furar o sinal vermelho, que indica ao condutor que ele deve parar, rende multa de R$ 293,47 e, ainda, mais 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Existe alguma exceção, afinal?

Apesar do CTB não tratar esse comportamento como passível de punição, isso não significa que o motorista não possa receber alguma chamada por ultrapassar o sinal amarelo. O que pode acontecer, por exemplo, é um agente de trânsito presenciar tal ato.

Dessa maneira, se o profissional entender que essa ultrapassagem colocou a vida dos pedestres e de outros condutores em risco, ele pode considerar que essa seja uma justificativa plausível para a aplicação de uma multa.

Por fim, segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, o motorista deve utilizar o sinal amarelo para iniciar o processo de frenagem do veículo. Assim, ele não precisará freá-lo bruscamente, o que provavelmente aconteceria se o sinal verde fosse diretamente para o vermelho, por exemplo.

Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com