Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil vai começar vacinação contra Covid-19 no dia 20 ou 21 de janeiro

0

Após uma série de polêmicas sobre o início da vacinação no Brasil, o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, afirmou nesta quinta-feira (14) que o Brasil começará a vacinar a população contra a Covid-19 no dia 20 de janeiro.

Ou, se houver algum problema de logística, no dia 21. O anúncio foi feito após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e chefes dos Executivos municipais. Assim, Donizette afirmou que a vacinação começará com 6 milhões de doses das vacinas CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, e 2 milhões de doses da AstraZeneca.

É provável que você também goste:

Trump vai liberar entrada de brasileiros nos Estados Unidos, mas Joe Biden deve barrar novamente

Fim do auxílio emergencial pode forçar antecipação de 2 benefícios em 2021

Vale a pena pagar contas adiantadas para aumentar o Serasa Score?

Em anúncio, o dirigente também detalhou que essa forma de distribuição se deve ao fato de que a vacina da AstraZeneca poderá ser aplicada em uma dose, em um intervalo de três meses para a segunda. Já no caso da CoronaVac, as prefeituras terão de dividir em dois lotes com um intervalo de 21 dias entre a primeira e segunda dose.

Afinal, quando será o início da vacinação contra Covid-19 no Brasil?

Entretanto, apesar da afirmação, o anúncio ainda não pode ser considerado oficial, uma vez que o Ministério da Saúde ainda não se manifestou publica e oficialmente sobre o assunto. Isso porque, para o início da vacinação, o Ministério da Saúde depende que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda autorizações para uso emergencial dessas duas vacinas. A reunião que decidirá o assunto será realizada no próximo domingo.

Entretanto, para Donizette, o início da vacinação parece ser uma certeza:

“Todas as cidades receberão as duas vacinas. Não há hipótese de um município querer apenas uma”, destacou.

Início da vacinação deve ocorrer ainda dia 19, diz fonte

Por fim, se tudo ocorrer conforme anunciado pelo dirigente, o início da vacinação deve ocorrer ainda no dia 19. O portal Reuters concedeu a informação também nesta quinta-feira, dada por uma fonte com conhecimento do assunto.

“Para começar, (as vacinas) têm que chegar nas capitais. A autorização temporária da Anvisa deve sair nesse fim de semana”, disse a fonte durante entrevista. “Dia 19 deve ser o marco do início da vacinação com anúncio no Planalto”, acrescentou.

Já o Ministério da Saúde informou na véspera que prepara um evento no início da próxima semana em Brasília, a fim de divulgar o começo da vacinação contra Covid-19 no Brasil.

Além disso, é bom lembrar que a ação deve começar de forma simultânea em todas as capitais. Enfim, resta aguardar os próximos anúncios para confirmar se a vacinação começará, ou não, na data prevista.

Enfim, gostou da matéria?

Então, para ler mais, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Além disso, é importante lembrar que fazemos lives em todas as plataformas, todos os dias, às 20h. É só colar lá!

Imagem: PalSand/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...