Descubra as vantagens do WhatsApp Pay para clientes e varejistas
Na visão de Henrique Carbonell, CEO da F360°, o WhatsApp Pay deve baratear as transações.
Depois de nove meses de espera, o brasileiro terá em primeira mão acesso a mais uma opção de serviço financeiro: o WhatsApp Pay – exclusivo para celular -, que permitirá transferências entre pessoas físicas desde que sejam cartões de débito das bandeiras Visa e Mastercard.
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Vantagens do WhatsApp Pay
Com custo zero entre as transações, o recurso permite o valor de até R$ 1000 por operação, com limite mensal de R$ 5000 entre enviados e recebidos e 20 transações por dia, basta se cadastrar na função pelo app, criar um PIN com seis dígitos ou cadastrar reconhecimento facial ou biometria e adicionar os dados pessoais e do cartão e confirmar a verificação do cartão via SMS, e-mail ou app do banco.
Como conhecedora da área, a F360º é uma empresa que oferece soluções de gestão para o backoffice dos clientes e tem em uma de suas soluções uma ferramenta que auxilia na conciliação dos dados de vendas. Para os especialistas da companha, devido a suas muitas vantagens, o WhatsApp Pay é um meio de pagamento que tende a se popularizar e vão estar prontos para ajudar os lojistas a otimizarem esse fluxo.
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Na visão de Henrique Carbonell, CEO da F360°, isso deve baratear a transação, já que não envolvem as taxas do cartão de crédito e será positivo para os varejistas, uma vez que terão um maior número de pagamentos à vista aumentando o fluxo de caixa. Do ponto de vista de quem recebe é também benéfico pois terá o valor quase em tempo real. Muitas lojas que dependem de cartão de crédito precisam antecipar os valores e esse processo tem um custo muito alto. Com o Whatsapp pay, o dinheiro vai entrar sem descontos.
Carbonell ainda comenta que muitos comerciantes fazem suas transações que de maneira informal (pagas em dinheiro ou no débito) e essas negociações podem se digitalizar, o que irá aumentará de forma exponencial o fluxo de transações que hoje não são computadas. No setor de atacado, onde se costuma a pagar à vista, essa modalidade também deve ser bem aceita e terá um percentual significativo do volume de transações.
“Certamente o ponto de venda que não disponibilizar esse tipo de pagamento ficará para trás. Em uma sociedade onde todos estão presentes em algum tipo rede social, esse modelo tende a crescer”, afirma Henrique Carbonell, CEO da F360°.
Sobre a F360º
A F360º é uma startup com a missão de transformar a gestão de varejo de franquias e do pequeno e do médio varejista desenvolvendo a melhor ferramenta de gestão do Brasil. O objetivo é gerar eficiência operacional, evitar perdas financeiras aos seus usuários e potencializar as vendas. Desenvolvida por – e para – o varejista, a plataforma oferece, em uma única ferramenta, integração de todos os processos de gestão de uma franquia ou de pequeno e médio varejo.
A F360º tem mais de 5.500 clientes, entre eles algumas parcerias com grandes franqueadoras, como Havaianas e Grupo Boticário, por exemplo. Seu faturamento em 2020 foi de R$ 11,5 milhões e a previsão para 2021 é de um crescimento de mais de 119%. Por fim, a F360° recebeu um aporte de R$ 10,8 milhões da HiPartners e possui, hoje, 80 colaboradores.
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Imagem: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com