Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: novo vírus zera conta bancária e reseta celular

Malware possivelmente foi divulgado via WhatsApp ou mensagens tipo pishing

Um novo vírus, responsável por fraudes bancárias e identificado pela primeira vez no Brasil em 2019, voltou a circular na internet. E desta vez ele conta com recursos que podem zerar sua conta bancária. Segundo informações, o malware chamado BRata teria sido repaginado e, agora, além de zerar as contas bancárias do aparelho, também consegue ativar um “kill switch”. Ou seja, uma ferramenta que executa uma redefinição de fábrica e limpa todos os dados do celular. Para saber mais e ver como se proteger, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Cuidado: novo golpe com carteiras digitais nas redes sociais!

Saiba como evitar golpes e fraudes na hora de pagar o IPVA

Ministério Público e PF efetuam ação contra fraudes em criptomoedas

Conheça o vírus que zera sua conta bancária e apaga os dados do seu celular

Dessa forma, o novo recurso do malware foi identificado e revelado pela empresa de segurança Cleafy. De acordo com as informações, além de fazer um reset no celular, o BRata também possui rastreamento por GPS, comunicação com servidores de controle, capacidade de monitorar os aplicativos bancários das vítimas e outras funções.

Em nota divulgada, a Cleafy afirmou que o BRata “tem seus próprios métodos personalizados para monitorar contas bancárias e ações de outras vítimas realizadas em seu dispositivo móvel”. Além disso,o vírus monitora todas as teclas que o visitante digita ao entrar no aplicativo. Com isso, se você abrir o app do seu banco e começar a digitar, os criminosos automaticamente terão acesso a essas informações.

Por fim, vale dizer que o BRata foi espalhado apenas entre usuários brasileiros, mas agora também estaria presente em bancos na Europa, Estados Unidos e América Latina. Atualmente, não há evidências de que o malware esteja se espalhando por meio da Google Play ou por outras lojas oficiais do Android. Possivelmente, ele teve sua propagação feita por meio de mensagens de texto de phishing disfarçadas de alertas bancários.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Konstantin2017 / Shutterstock.com