Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Visto para brasileiros voltará a ser eletrônico; entenda

O processo para obtenção de visto para brasileiros deve voltar a se tornar eletrônico muito em breve segundo informações. Veja os detalhes!

O processo para obtenção de visto para brasileiros deve voltar a se tornar eletrônico em breve, segundo informações. O procedimento, que anteriormente já estava em funcionamento, tem previsão de retorno “dentro de alguns meses”.

Tendo seu funcionamento desativado desde agosto de 2022, data em que a embaixada do México decidiu que seria necessário o documento físico, muitos brasileiros acabaram se decepcionando com a falta de informações por parte da saída do México, o que gerou diversas reclamações.

Contudo, em novo anúncio realizado nesta terça-feira (18), o processo da obtenção de visto eletrônico para os dois países deve voltar. Dessa maneira, não haverá necessidade de comparecer em consulado ou embaixada para solicitar o documento.

Volta do visto eletrônico para brasileiros e mexicanos

Sem uma previsão concreta para a data em que deve ocorrer a mudança para a obtenção do documento eletrônico, a novidade que volta à ativa acaba de ser confirmada pelos ministros das Relações Exteriores de ambos os países.

Com isso, a nova medida tem o objetivo de permitir a solicitação do visto de maneira simples, prática e segura, eliminando a necessidade de se deslocar até uma unidade do consulado para vistos com fins turísticos ou de negócios.

A mudança faz parte do objetivo da retomada gradativa do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México. Anteriormente, esse acordo possibilitava o trânsito de cidadãos de ambos os países livremente, sem a necessidade do documento.

Como fica o processo de obtenção do documento atualmente

Tendo em vista que o processo foi alterado durante o ano de 2022 e ainda não voltou a estar ativo, o procedimento continua o mesmo. Dessa maneira, é necessário fazer a visita a um consulado para conseguir o documento físico.

Portanto, ainda é fundamental que os visitantes de ambos os países obtenham o visto físico para transitar entre os locais. Contudo, a mudança deve ocorrer ainda em 2023 e muitos turistas e profissionais poderão transitar facilmente entre México e Brasil.

Imagem: New Africa / Shutterstock.com