Descubra 4 vantagens das cooperativas de crédito sobre os grandes bancos

0

Se você está cansado de não conseguir um limite de crédito alto nos grandes bancos, então você precisa conhecer as cooperativas de crédito. Além de poder conseguir crédito com mais facilidade, nas cooperativas de crédito você pode participar das decisões da instituição. Se você quer saber mais sobre o cooperativismo e as vantagens das cooperativas de crédito, leia o texto a seguir.

É provável que você também goste:

Taxa do cheque especial sobe para 114% ao ano.

Pedir aumento de limite no cartão de crédito com muita frequência reduz o score de crédito?

Cartão de crédito DMCard aprova rápido, fácil e com bom limite

4 vantagens das cooperativas de crédito sobre os grandes bancos

Em agosto, a instituição financeira cooperativa Sicredi inaugurou sua primeira agência em Osasco, na Grande SP. Assim, os moradores da região passaram a ter acesso a uma forma mais igualitária e menos onerosa de exercer a prática bancária, proporcionando inclusão e educação financeira e acesso a um rol variado de serviços e produtos a valores e taxas mais competitivos na comparação com os bancos tradicionais. Mas os benefícios do cooperativismo de crédito não param por aí. Conheça algumas diferenças e vantagens das cooperativas de crédito sobre o modelo bancário convencional.

1- Na cooperativa de crédito, você também é dono do negócio

O cooperativismo de crédito é um instrumento de organização e desenvolvimento socioeconômico da sociedade que tem na união e na colaboração entre pessoas que partilham dos mesmos interesses e propósitos a sua maior força e o seu maior alicerce. Nas cooperativas de crédito como o Sicredi – primeira do ramo no Brasil – o associado é dono do negócio e tem voz ativa e poder de voto na gestão e nas decisões coletivas. Ao contrário das instituições bancárias comuns, ele não é apenas mais um cliente, ele faz parte do board. Essa visão mais moderna e altruísta das relações mercantis quebra paradigmas e garante a todos os associados um atendimento único, muito mais cuidadoso, humano e personalizado, já que no cooperativismo de crédito o relacionamento é a base de todo e qualquer objetivo e transação.

2- Você ganha parte dos lucros da cooperativa

A gestão democrática e transparente é inerente ao cooperativismo. Os associados acompanham o desenvolvimento da cooperativa através de assembleias e prestação de contas, decidem os rumos do negócio e elegem seus governantes e líderes. Ao final do exercício, eles recebem sua parte dos lucros e os resultados ficam à disposição dos associados. Isso sem dúvida é algo bem diferente dos bancos tradicionais, que captam clientes que não tem qualquer ingerência sobre os rumos da instituição e jamais são informados para onde vão os seus investimentos.

3- Taxas de juros são mais baixas

Nas cooperativas, a liberação de crédito e de empréstimos é feita apenas aos associados, ao contrário das instituições bancárias. E como as cooperativas não visam lucro, as taxas de juros, de serviços e do cartão de crédito são mais baixas e os valores mais justos. Vale lembrar que, assim como as instituições convencionais, no Brasil as cooperativas de crédito estão sob a supervisão do Banco Central.

4- As cooperativas ajudam a sociedade

Por fim, o Sicredi tem um modelo agregador de renda, visando o desenvolvimento regional sustentável através do qual os resultados gerados ficam na comunidade. Ou seja: por ser a instituição financeira cooperativa nos municípios em que atua, quanto mais uma região utilizar os produtos e serviços do Sicredi, maior será a geração de empregos e a disponibilização de recursos para o desenvolvimento de programas sociais para a população local.

Os programas Crescer Pertencer, por exemplo, levam educação cooperativa às comunidades e incentivam os associados a participarem mais. O programa social A União Faz A Vida oferece metodologia de ensino baseada em valores de cooperação e cidadania para mais de 390 mil crianças em todo o Brasil. Já a Oficina Cooperação na Ponta do Lápis, projeto de educação financeira do Sicredi, que também tem uma parceria com a Turma da Monica, impactando diretamente mais de 6 milhões de crianças, jovens adolescentes e adultos.

Se você quiser saber mais sobre o modelo cooperativista de crédito do Sicredi, então acesse esse link.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Everson Mayer / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar