Acessibilidade ao crédito no Brasil não é algo fácil. Hoje, aproximadamente 30% dos brasileiros adultos são desbancarizados, o que tem impacto direto para solicitar empréstimo. A boa notícia é que as fintechs estão a pleno vapor para mudar esse cenário, ajudando com outras alternativas financeiras que por vezes são mais baratas para os brasileiros do que os meios tradicionais. A BizCapital, fintech que concede empréstimo online para micro e pequenas empresas, separou 5 dicas essenciais para que a sua MPE tenha o crédito aprovado sem nenhum problema.

É provável que você também vá gostar:

Cerca de 80% dos brasileiros já retomaram compras, transporte e lazer

Projeto de lei pode liberar auxílio emergencial a agricultores familiares

Credicard ZERO comemora 100 milhões de transações com cashback turbinado na Semana do Cliente

5 dicas essenciais para sua pequena empresa conseguir empréstimo

“Organização financeira e boa gestão são requisitos bem importantes para a aprovação do crédito. Quando o empreendedor conhece bem os números da sua empresa, ele sabe quais são os passos que pode dar ou não. E essas ações corroboram para a aprovação do crédito”, analisa Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital.

Confira as 5 dicas abaixo:

1. Faça a sua organização financeira: parece uma orientação simples de se cumprir, mas é uma das mais importantes. Organizar as contas e planejar os gastos faz com que a empresa se mantenha confiável aos olhos do mercado.

2. Tenha uma gestão empresarial consistente: Aquilo que você faz repetidamente é o que a sua empresa é. Então, manter essa constância nas ações de planejamento é muito importante para fazer o negócio se manter escalável e saudável.

3. É importante definir objetivos e metas de crescimento: Quando pensar em solicitar um empréstimo é necessário analisar seus objetivos, mas mais do que isso, estabelecer metas claras. Ter esses dois pontos de forma bem pensada, faz com que você não se perca nas contas da sua empresa e garanta bons resultados em vendas. Afinal, o crédito deve vir para somar e ajudar a crescer.

4. Acompanhe os resultados dos seus objetivos: Não basta planejar e traçar metas, é preciso entender se seus objetivos estão sendo cumpridos. Para isso, faça uma análise constante do caminho que está traçando, porque isso mostra estabilidade para o seu negócio, refletindo que a sua empresa tem credibilidade no mercado

5. Não fique inadimplente: honrar os compromissos e pagar as contas devem ser palavras de ordem para a sua empresa, antes mesmo de solicitar um empréstimo. Ser um bom pagador é premissa básica para que o seu negócio seja visto como confiável aos olhos do mercado.

Mantenha as contas organizadas

“O principal erro das empresas é buscar crédito quando já está estrangulada. Pensar nessa solução para tapar buraco não é construtivo. Por isso, sempre falamos da importância de manter as contas organizadas. O capital de giro, por exemplo, ajuda o negócio a garantir o estoque, fazer uma reforma, comprar um equipamento. Estamos falando de propósitos bem definidos para o valor do empréstimo. Todas essas ações tem por objetivo fazer a empresa crescer de alguma forma”, finaliza Francisco Ferreira.

Sobre a BizCapital

Fundada em 2016, a fintech se destaca por conceder empréstimo online para pequenas e médias empresas, por meio de um processo rápido e seguro para tornar o crédito mais acessível. A ideia da empresa surgiu para atender os empreendedores de diversos segmentos que precisam de empréstimos para capital de giro ou ainda para comprar estoques ou equipamentos. A velocidade na entrega do dinheiro é o grande diferencial da startup carioca que deposita o dinheiro na conta em até 1 dia e sem burocracias.

Enfim, gostou da matéria sobre as dicas de como sua pequena empresa pode conseguir empréstimo?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Sidney de Almeida/Shutterstock.

Sobre o Autor

Luiz Felipe Kessler

Cofundador

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

Ver todos os artigos