Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 dicas fundamentais para não cair em golpes financeiros

Especialista em finanças pessoais, compartilha dicas fundamentais para ajudar você a evitar cair em golpes financeiros. Confira!

Em um mundo cada vez mais digital, a financeira é uma preocupação constante. Nesse sentido, e cibernéticos estão se tornando mais sofisticados, sendo essencial adotar medidas de proteção no dia a dia.

Pensando nisso, João Victorino, especialista em pessoais, compartilhou 5 fundamentais para que você evite cair em financeiros e, assim, mantenha suas economias seguras. Confira a a seguir.

Evitando golpes financeiros com 5 dicas simples

Homem na frente de um computador, perigo de golpe por vírus
Imagem: Pira25 / Shutterstock.com

1. Confira a autenticidade de sites e empresas

Assim, antes de fazer on-line ou fornecer informações pessoais, é crucial verificar a autenticidade dos sites e empresas. Certifique-se de que estão registrados e que possuem uma reputação confiável. Ainda, a prévia pode ajudar a evitar compras em sites falsos ou empresas inexistentes.

2. Mantenha suas informações pessoais protegidas

A segurança começa com você. Mantenha suas informações pessoais protegidas e evite compartilhá-las com fontes não confiáveis. Por isso, use senhas fortes e exclusivas para cada conta e evite divulgar informações sensíveis em e-mails não criptografados ou mensagens de texto.

3. Mantenha seu software atualizado

Outra é manter o seu sistema operacional, antivírus e atualizados é uma parte fundamental da segurança cibernética. Desse modo, as atualizações frequentes corrigem vulnerabilidades conhecidas que os cibercriminosos podem explorar. Por isso, certifique-se de habilitar atualizações automáticas sempre que possível.

Veja também:

Saiba quanto ganha um profissional da engenharia

4. Evite tomar decisões sob estresse

Tomar decisões financeiras importantes sob estresse pode levar a erros e torná-lo mais vulnerável a golpes. Assim, evite fazer transações financeiras significativas quando estiver emocionalmente abalado. Espere até se sentir calmo e concentrado.

5. Esteja ciente de técnicas de phishing

Golpistas frequentemente usam técnicas de phishing para enganar as vítimas por meio de mensagens e e-mails fraudulentos. Esteja atento a sinais de phishing, como erros de gramática, remetentes desconhecidos e links suspeitos. Não clique em links ou forneça informações confidenciais sem verificar a autenticidade da fonte.

Em resumo, seguir essas dicas pode ajudar a proteger suas finanças e manter suas informações pessoais seguras. Lembre-se de que a prevenção é a melhor defesa contra golpes financeiros, e a vigilância constante é essencial para garantir sua segurança.

Imagem: Pira25 / Shutterstock.com