As 5 franquias mais famosas do Brasil e o valor de investimento

0

Abrir uma franquia pode ser uma das decisões mais importantes na vida de qualquer empreendedor. Mas você já se perguntou quais são as franquias mais famosas do nosso país? Nós pesquisamos sobre o assunto e criamos um top 5. Não é de surpreender que as maiores franquias sejam principalmente de fast-food, afinal onde há desenvolvimento econômico, há hambúrgueres e batatas-fritas. Entretanto, o primeiro lugar fica com uma marca de cosméticos. Se você ficou curioso, confira a lista com as 5 franquias mais famosas do Brasil.

É provável que você também goste:

Reprovado no Nubank? Descubra 5 cartões de crédito para score baixo

Prazo para retirar até R$ 1045 do abono salarial PIS/Pasep está terminando.

Aprovado: Relatório torna 13° do Bolsa Família e BPC Loas permanente.

Valor de investimento nas franquias mais famosas do Brasil

Apesar de normalmente render muito dinheiro, uma franquia famosa pode exigir um alto investimento inicial, decorrente da publicidade e marketing, desenvolvimento de produtos e o controle de qualidade. Veja a seguir as franquias mais famosas e os custos envolvidos na abertura de cada uma.

As 5 franquias mais famosas do Brasil e o valor de investimento

5. Jet Oil

Em quinto lugar surge uma franquia ligada à famosa rede de postos Ipiranga. Com o lema “O cuidado que o seu carro merece”, a Jet Oil oferece troca de óleo e outros serviços automotivos, como limpeza de motor e higienização de ar condicionado, por exemplo. Uma franquia Jet Oil tem um investimento inicial entre R$ 115 mil a R$ 242 mil. Já o faturamento médio é de cerca de R$ 25 mil, e o retorno do investimento vem entre 18 e 36 meses. Os royalties são de 7% sobre o faturamento da franquia.

4. McDonald’s

O quarto lugar das franquias mais famosas do Brasil é de ninguém menos do que a maior rede de fast-food do mundo, o McDonald’s. Entretanto, avisamos de antemão que o investimento é alto. Abrir uma loja do McDonald’s não sai por menos de R$ 2,5 milhões, enquanto que o retorno do investimento demora cerca de 60 meses.

A rede foi lançada em 1937 pelos irmãos Richard (Dick) e Maurice McDonald na Califórnia, Estados Unidos. Mas apenas em 1953 surgiram as franquias e, em 1954, Ray Kroc começou a trabalhar na rede, executando um plano de expansão. Em 1960 Kroc comprou a parte dos irmãos McDonald, história relatada no filme de 2016 Fome de Poder, citado na nossa lista de melhores filmes para empreendedores.

3. Cacau Show

A terceira maior entre as franquias mais famosas do Brasil sem dúvida é uma delícia. Afinal, quem não ama chocolates? Se você também adora esse doce, certamente já comeu um dos chocolates da marca. Mas você sabia que a Cacau Show tornou-se a maior rede de chocolates finos do mundo? E o mais impressionante é que, ao contrário das outras franquias citadas nesta matéria, que são mais antigas, a Cacau Show foi fundada mais recentemente, em 1998. A franquia da Cacau Show tem um investimento que varia entre R$ 160 mil e R$ 240 mil. O faturamento médio é de R$ 80 mil por mês e a previsão de retorno financeiro é de 18 meses.

2. AM/PM

Em segundo lugar entre as franquias mais famosas do Brasil, temos outra franquia ligada ao posto Ipiranga. A famosa loja de conveniência dos postos de gasolina, a AM/PM, foi fundada em 1978. Como nessas lojas encontramos alimentos, portanto essa é considerada a maior franquia do ramo alimentício do Brasil. Além de lanches rápidos, é possível comprar diversos outros produtos nas lojas da rede, desde bebidas e cigarros até carregadores para celular. O valor de investimento nesta franquia é de R$ 270 mil, com retorno em cerca de 27 meses. Os royalties são de 6% sobre o faturamento, e o faturamento fica na média de R$ 100 mil mensais.

1. O Boticário

Finalmente, chegamos ao primeiro lugar entre as franquias mais famosas do Brasil. O Boticário foi fundado em 1977 e produz produtos para corpo, rosto e cabelos. A rede conta com perfumes, maquiagem e acessórios. É possível abrir uma franquia de O Boticário tanto em loja quanto em um quiosque de shopping. Algumas das marcas comercializadas pela rede incluem nomes de sucesso, como as linhas Quasar, Malbec e Nativa Spa.

O valor de investimento varia entre R$ 90 mil para um quiosque e R$ 500 mil para uma loja. O faturamento médio de uma loja do Boticário vai de R$ 70 mil a R$ 100 mil, sendo que o lucro chega a 10%. O prazo de retorno é de 18 a 36 meses.

Enfim, gostou de conhecer as franquias mais famosas do Brasil?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: PopTika / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais