Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 golpes financeiros para tomar cuidado na internet

Com a elevação do interesse do brasileiro por economia e finanças, aumentou também o número de pirâmides e de todos os outros tipos de golpes financeiros. Apenas em 2021, a CVM mandou 325 comunicados de indícios de crimes financeiros aos Ministérios Públicos, 75% a mais em relação ao ano passado.

Entretanto, quem realiza a divulgação de pirâmide ou golpe, tende a adotar estratégias sempre novas e conectadas com os assuntos e os veículos do momento. Um exemplo foram os golpes relacionados a criptomoedas. As mesmas cresceram em um ano, onde a palavra bitcoin foi uma das mais buscadas no Twitter.

Diante disso, os especialistas recomendam prestar atenção nos anúncios mais chamativos pois provavelmente se tratam de golpes financeiros. Ou seja, quanto mais fácil a chance de conseguir dinheiro, maior a suspeita de se tratar de um esquema de fraude.

5 golpes financeiros para tomar cuidado na internet

Abaixo, confira os golpes financeiros mais frequentes nos últimos meses.

1 – Golpe do WhatsApp com “valores a receber”

O Banco Central (BC) disponibilizou uma ferramenta para que a população conseguisse consultar se tinha ou não dinheiro esquecido em uma conta bancária encerrada ou operação de crédito. Entretanto, surgiram sites falsos, onde os criminosos usam os seus dados aproveitados.

De acordo com a Kaspersky, em torno de 25 sites do Brasil usam o sistema como isca para aplicar um golpe do WhatsApp. Os criminosos pedem para compartilhar a mensagem com 10 contatos, para que a vítima tenha o dinheiro liberado. E assim, quando a vítima clica no link da mensagem, é encaminhado para os sites falsos que tentam se passar pelo sistema Registrato, do Banco Central.

2 – Orotrader e ICM Markets

A www.icmarkets.com, aparentemente mantida pelas empresas Raw Trading LTD, International Capital Markets Pty, IC Markets (EU) Ltd. e IC Markets Ltd, e também a www.orotrader.com, que seria mantida pelas empresas KOI Global LLC, Ventura Group e Orotrader, são possíveis golpes. De acordo com a CVM, foi pedida a suspensão de veiculação de qualquer oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários pelas empresas.

3 – Golpe do Pix

A chegada do Pix fez explodir o número de golpes financeiros. Um dos mais antigos é o da ‘transferência em dobro’. Nele, um link leva a um vídeo que demonstraria um suposto bug na ferramenta que possibilitaria receber duas vezes o valor.

Além disso, há um golpe por meio de um malware, que dá acesso ao celular da vítima transferindo o dinheiro dela para uma conta de criminosos. O golpe acontecia a partir da loja de aplicativos Google Play Store, ao instalar o app “PagBank Cashback”.

4 – Ethereum Max

O golpe foi um dos mais divulgados por influenciadores nos últimos meses, com a ilusão de um ganho de mais de 1.00%. O token digital divulgado não possui relação com a criptomoeda Ethereum. De acordo com a CNBC, é um token digital desenvolvido por desconhecidos.

5 – Golpes com robôs

Por fim, outro golpe financeiro é o que associa os ganhos ao uso de robôs, que operariam automaticamente. E assim, o usuário ganharia dinheiro sem fazer nada. Os anúncios vão desde operação no mercado de ações ao robô do Pix.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com