53% dos empresários entrevistados pela Boa Vista demonstraram otimismo quanto à expectativa de crescimento do faturamento para este fim de ano. O que representa um crescimento de 7 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2018, quando 46% tinham esta percepção. Outros 27% disseram que o faturamento seguirá igual neste último trimestre; enquanto 15% esperam uma diminuição. 5% afirmaram não ter opinião.

É provável que você também goste:

Brasileiros gastaram bem mais na Black Friday, mas menos que em 2018

Conheça os cartões de crédito que me aprovaram com o score baixo

Empréstimo urgente do Bradesco: dinheiro cai na hora e você não precisa comprovar finalidade.

53% dos empresários têm expectativa de faturar mais neste 4º trimestre, aponta Boa Vista

Outros 48% dos empresários informaram estar ávidos a fazer novos investimentos ainda neste último trimestre de 2019. O percentual representa um aumento de 10 pontos percentuais (p.p.) em comparação ao mesmo período de 2018. O gráfico a seguir ilustra os números:

Quando questionados em quais áreas pretendiam investir, 52% dos empresários disseram que em Tecnologia. Já em Novos Produtos e Serviços foram 51% dos respondentes, enquanto que em relação a investimentos em Pessoal e Força de Trabalho foram 39% dos entrevistados.

Inadimplência

30% dos empresários esperam uma diminuição da inadimplência neste último trimestre de 2019 contra 26% no mesmo período de 2018. Já para a maioria (40%), a inadimplência deve seguir igual, enquanto para 23% deverá aumentar. 7% disseram não ter opinião.

Endividamento

35% dos empresários acreditam que 2019 deverá fechar com um nível de endividamento igual ao de 2018. Outros 35% esperam que o endividamento diminua. Ao mesmo tempo, 15% esperam um aumento do endividamento, uma diminuição de 4 p.p. em relação ao quarto trimestre de 2018.

Demanda por crédito

28% dos empresários afirmaram que irão demandar mais crédito no mercado até o fim de 2019, uma queda de 5 p.p. em relação a 2018. 61% não demandarão mais crédito (aumento de 7 p.p. comparado a 2018), e 11% não têm opinião.

Dentre os 28% que pretendem demandar crédito, 42% o farão com o objetivo de realizar novos investimentos, 32% para alavancar novos negócios e 26% para pagar empréstimos, credores, etc, como ilustra o gráfico a seguir:

Juros para contratação de crédito

Ainda entre os 28% que responderam que irão demandar mais crédito até o fim deste ano, 55% esperam encontrar taxas de juros menores. Um crescimento de 17% em relação ao 4º trimestre de 2018. Outros 26% esperam encontrar juros iguais, enquanto 19% esperam juros maiores este ano.

Essas e outras informações da pesquisa estão resumidas em infográfico. Para ter acesso clique aqui.

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial entrevistou mais de 500 empresários, em todo o país, entre os meses de setembro e outubro. A metodologia utilizada foi a quantitativa, por meio de consulta eletrônica via internet. O universo é representado por empresas do Comércio (atacadista e varejista), de Serviços (instituições financeiras e construção civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança, e margem de erro de 4% p.p., para mais ou para menos.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Enfim, você gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Preechar Bowonkitwanchai/shutterstock.com