Vamos supor que você ficou devendo por um bom tempo para uma instituição financeira. Esperou a dívida caducar e não pagou por ela até hoje? A dívida foi vendida para uma assessoria de cobrança e está recebendo reiteradas ligações? Será possível ser negativado no SPC e Serasa novamente? Tire esta e outras dúvidas relacionadas aqui neste post.

Leia também:

Caixa aumenta valor de imóvel para financiamento pelo ‘Minha casa, Minha vida’.

Os 7 erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda.

Quem vai receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote?

A sua dívida foi vendida, pode ser negativado no SPC e Serasa novamente?

Primeiramente, saiba que é legal a venda de uma dívida para uma assessoria de cobrança. O procedimento de venda de uma dívida está previsto no Código Civil, na Lei 10.406 de janeiro de 2002. A atividade é corretamente denominada como cessão de crédito. Ademais, a sua dívida foi vendida porque a mesma foi contabilizada como prejuízo para o banco, inclusive incorrendo em informação no seu histórico do SCR do Banco Central.

Quando determinada dívida chega neste nível, normalmente a instituição financeira já tentou de todas as maneiras possíveis receber o valor. Ou seja, enviou cartas de cobrança, registrou seu CPF no SPC e Serasa, ajuizou a dívida em cartório de protestos e mesmo assim não recebeu o valor devido.

Com o objetivo de não perder 100% do valor original da dívida, o banco ou instituição financeira decide vendê-la para assessorias de cobrança. O valor de venda da dívida é bem abaixo do valor original, e tudo que a empresa conseguir recuperar fica para a assessoria de cobrança, que é a atual dona da dívida.

A empresa que comprou a dívida pode negativá-lo novamente?

Sim, a empresa pode negativar o seu CPF no SPC e Serasa novamente, bem como utilizar de todas as medidas previstas em lei para receber o valor da dívida. Contudo, desde que isso seja feito dentro do prazo de cinco anos, salvo raras exceções previstas em lei. Ou seja, o prazo não é zerado quando a referida dívida é vendida.

Por fim, cabe salientar que mesmo que a dívida tenha sido vendida para uma assessoria de cobrança e a mesma caducar, será mais difícil de obter crédito novamente. Isso porque a empresa que concedeu crédito certamente vai manter registros internos que impeçam de adquirir crédito novamente com ela, e essas informações constarão no SCR e qualquer empresa poderá consultar. Portanto, o melhor a fazer é sempre negociar e pagar as suas dívidas.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Sobre o autor Ver todos os posts

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook