Afinal, quais são os benefícios dos trabalhadores CLT?
A CLT pode te garantir uma extensa lista de benefícios, mas será que você conhece todos? Confira alguns deles aqui!
A Consolidação de Leis do Trabalho (CLT) serve para definir uma relação justa entre você e a empresa. Nesse sentido, o funcionário tem direito a uma série de benefícios dos trabalhadores CLT, contudo, alguns deles podem passar despercebidos.
Primeiramente, conforme a CLT, deve receber pelo menos um salário mínimo de pagamento por mês. Além disso, há benefícios dos trabalhadores CLT em diferentes setores, alguns relacionados às férias, outros são adicionais e outros servem para te proteger financeiramente. Saiba mais a seguir.
Benefícios da CLT relacionados ao descanso

As férias remuneradas oferecem momentos de descanso e revitalização após 12 meses seguidos de trabalho, enquanto o 13º Salário é uma bonificação que pode trazer alívio financeiro. Ademais, existem os benefícios direcionados aos trabalhadores CLT relacionados aos adicionais de insalubridade ou periculosidades.
Esse são concedidos quando o trabalhador é exposto a condições perigosas ou agentes físicos, químicos ou biológicos. Nesse sentido, os planos de saúde, assim como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também são benefícios do trabalhador CLT.
Saúde, alimentação e locomoção
Enquanto se utiliza o vale-refeição em estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes, o vale-alimentação serve para compras de alimentos em supermercados. Ainda, além destes benefícios relacionados à alimentação, há o vale-transporte para que o trabalhador se locomova até o emprego.
À vista disso, no contexto da saúde, algumas empresas oferecem seguro de vida e planos, incluindo odontológico. Nesse contexto, há também os benefícios vinculados à assistência familiar. Isso inclui, por exemplo, as licenças paternidade e maternidade e o auxílio-creche.
No entanto, caso o trabalhador fique doente, poderá receber os benefícios de incapacidade. Desse modo, se a incapacidade for temporária e causar afastamento de pelo menos 15 dias, a CLT garante o auxílio-doença. Já em casos de incapacidade permanente há a aposentadoria por invalidez.
Benefícios que garantem estabilidade financeira em desemprego
Em síntese, cabe destacar que a cada vínculo CLT uma nova conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é aberta na Caixa Econômica Federal. Nesse sentido, todos os meses a empresa deposita o equivalente a 8% do salário.
O saldo é acumulado e pode ser sacado em situações urgentes ou emergenciais, como, por exemplo, no caso de uma demissão sem justa causa. Por fim, o seguro-desemprego também garante assistência financeira temporária a trabalhadores desempregados sem justa causa.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com