No início desta semana, o Seu Credito Digital divulgou a notícia do maior vazamento de dados no país. Dessa forma, mais de 220 milhões de brasileiros tiveram dados pessoais como CPF, fotografias, score de crédito, endereço e telefone vazados. Além disso, tais informações estariam sendo divulgadas e negociadas de forma ilegal na internet, e teriam como fonte o Serasa.
Depois disso, um desenvolvedor também criou uma plataforma para conferir se você teve seus dados roubados. O site se chama Fui Vazado!, e pode ser acessado aqui. Agora, explicaremos como acionar o alerta permanente da Serasa para outro tipo de caso: o de documentos roubados ou perdidos. Então, para saber mais, continue lendo!
É provável que você também goste:
Como consultar o Cadastro Positivo na Quod e conseguir MAIS CRÉDITO?
Caixa Econômica Federal já está renumerando as Contas Poupanças de seus Clientes
Como simular e contratar o seguro de vida do Nubank
Veja como acionar o alerta permanente da Serasa
Então, como explicamos, alerta permanente deve ser acionado nos casos em que você perdeu ou teve os documentos roubados. Para isso, você deve acessar a Declaração de inclusão (baixe ela aqui) e fazer download do arquivo. Em seguida, preencha todos os dados solicitados, imprima o documento e assine. Por fim, você precisará enviá-lo para o time da Central de Ajuda do Serasa (envie sua solicitação clicando aqui).
Comi isso, assim que a empresa receber o formulário para cadastro do Alerta Permanente, basta aguardar o prazo de três dias úteis (contados a partir do recebimento do e-mail) para efetivação do alerta. Além disso, se preferir, você também pode mandar toda a documentação pelo Correio para o seguinte endereço:
Avenida Doutor Heitor José Reali, 360
Distrito Industrial Miguel Abdelnur
São Carlos-SP
CEP 13571-385
Confira mais sobre o vazamento de dados
Primeiramente, é preciso dizer que o episódio de vazamento de dados contou com dois casos distintos, mas relacionados. O primeiro inclui somente nome completo, CPF, data de nascimento e gênero, e está disponível para download gratuito em um fórum bastante conhecido por divulgar esse tipo de informação.
Nesse caso, o arquivo de 14 GB possui dados de 223,74 milhões de CPFs distintos, e aparentemente foi compilado em agosto de 2019. Além disso, os dados estão à disposição na internet aberta, e não na dark web. O Google até mesmo indexou o link.
Gostou da nossa matéria?
Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais através do Facebook, Twitter e Instagram. Assim você fica por dentro de tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo das fintechs.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com